top of page
Foto do escritorJoka Madruga

Para celebrar Nossa Senhora Aparecida

Rainha e Padroeira do Brasil

INTRODUÇÃO:

Nas orações pessoais de todos os católicos brasileiros está, sem sombra de dúvidas, Nossa Senhora Aparecida. Trata-se de uma devoção que transmite a realidade nacional. Nossa Senhora Aparecida está na vida e no coração do povo brasileiro: sua pequena imagem representa a pequenez de um povo que sabe ser humilde um povo que sabe ser humilde; sua cor morena representa um povo mulato que, num tempo de escravidão, pedia forças a Deus para superar a mentalidade escravagista. Coloquemo-nos sob nos sobre seu manto sagrado pedindo a Deus o auxilio e a proteção de nossas famílias.


“A vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus!


CONTEXTUALIZAÇÃO:


A pequena imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada em 1717, no Rio Paraíba por alguns pescadores. Por este fato, ela foi apelidada de “Nossa Senhora Aparecida”. Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul ornado. Hoje, há um grandioso santuário construído na cidade de Aparecida/SP para expressar tamanha devoção e carinho que o povo brasileiro tem para com este título mariano. Ademais, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, sendo em 30 de junho de 1980, decretado feriado o dia 12 de outubro.


LEITURAS:

Utilize sua Bíblia


Est 5,1b-2;7,2b-3

Sl 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a)

Ap 12,1.5.13a.15-16a

Jo 2,1-11


MEDITAÇÃO:

Quando o povo eleito ficou exilado na Pérsia, surge Ester: uma mulher judia que caiu nas graças do rei persa e por isso, o mesmo ofereceu o que ela quisesse. O seu pedido, no entanto, foi a salvação da vida de seu povo exilado. A Rainha Ester se torna na primeira leitura, a figura de Maria, que intercede pela salvação do seu povo. Por isso, de modo parecido, nesta solenidade celebramos a Senhora Aparecida que se coloca diante do Rei, que é Deus, para pedir a vida a todos nós, povo brasileiro.


Afinal de contas, Maria é a Mãe intercessora!


E por isso mesmo, onde está Jesus não pode faltar sua Mãe. Prova disso é que no evangelho, em contexto de festa de casamento, estava Jesus, Maria e os discípulos. É Maria quem percebe a necessidade daquele povo, pois faltava vinho, e pede para que Jesus fizesse algo.


O vinho, especialmente em conexão com o Antigo Testamento, era um sinal apropriado da salvação e da chegada do tempo messiânico. Mas também significava alegria; de modo que uma festa sem vinho, não tinha sentido de ser. A resposta inicial de Jesus é: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou.” (v. 4) Ora, o tratamento de Jesus para com sua mãe, a chamando de “mulher” tem sentido em uma releitura de Gn 3, 15.20, pois, Maria é imagem da nova Eva, a mãe dos viventes. Sendo ela, diferente de Eva, obediente ao Pai; em sua docilidade feminina percebe a necessidade deste primeiro sinal e diz aos serventes: “Fazei o que ele vos disser” (v. 5).


Eis, meus irmãos e irmãs, o nosso modelo de discipulado: precisamos aprender, com Maria, a fazer o que o Senhor nos disser. A autossuficiência e o orgulho não nos levarão para outro lugar, senão para o abismo de nossas próprias escolhas.


Nesse instante, os serventes encheram seis talhas de pedra que podiam caber, cada uma, cem litros. O numero seis é simbólico porque remete ao dia em que Deus criou a humanidade (Gn), de modo que em Jesus, nós somos recriados para o amor e o serviço. O fato de os serventes encherem as talhas até a borda indica fartura e abundância que vêm de Deus.


Quando observamos os mandamentos do Senhor, o que há de água em nossa vida se transforma em vinho abundante, isto é, em alegria; em justiça; em amor. Quem não tem Deus na vida vive de migalhas humanas; somente Deus tem a abundância! O vinho era de tão boa qualidade que sequer o mestre sala sabia de onde vinha (v. 9).


Verdadeiramente, o que Deus faz em nossa vida é tão surpreendente que não temos palavras humanas para expressar.


Portanto, aprendamos com a Senhora Aparecida, a fazer tudo o que Jesus nos disser.


CONCLUSÃO:

Perguntemo-nos: quais talhas em nossa vida precisam ser preenchidas com a alegria que vem de Deus? O que Nossa Senhora tem a ensinar para nós, que tanto necessitamos confiar nas soluções que Jesus apresenta em nossa vida?


ORAÇÃO:

Ó Deus Todo-Poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Amém!


Este roteiro foi elaborado por:


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page