top of page

Nossa Senhora de Lourdes

Protetora dos enfermos

Foto: Joka Madruga/Fraterno72


No dia 11 de fevereiro de 1858, a Santíssima Virgem Maria aparecia à humilde Bernadette Soubirous, para pedir à Igreja oração e penitência pela conversão dos pecadores. As mensagens de Nossa Senhora, saídas da gruta de Massabielle, nos arredores da cidade francesa de Lourdes, até hoje ecoam no coração dos fiéis que, maravilhados peregrinam à França buscando alívio para o corpo e para a alma.


Para conhecer mais profundamente a história das aparições em Lourdes, é recomendado o livro Lourdes, relato auténtico de las apariciones, em espanhol, disponível para download aqui, do respeitado sacerdote René Laurentin.


No livro é relatado  de como as aparições de uma “bela Senhora” agitaram a vida de Lourdes. Além das narrativas da própria vidente, são compiladas as impressões de outras pessoas, ilustrando “em que condições estupendas, apesar de zombarias, de dúvidas e de oposições, a voz daquela menina, se impôs ao mundo”.


A partir deste livro podemos evocar quatro pontos principais nas aparições de Nossa Senhora de Lourdes: a pobreza, a oração, a penitência e a Imaculada Conceição.


Transcrevemos abaixo,  uma reflexão que resume as aparições de Nossa Senhora:


1- É um agradecimento do céu pela definição do dogma da Imaculada Conceição, que tinha sido declarado quatro anos antes por Pio IX (1854), ao mesmo tempo que assim apresenta, Ela mesma, como Mãe e modelo de pureza para o mundo que está necessitado desta virtude.


2- Derramou inumeráveis graças físicas e espirituais, para que nos convertamos a Cristo em sua Igreja.


3- É uma exaltação às virtudes da pobreza e humildade aceitas cristãmente, ao escolher a jovem Bernadette como instrumento de sua mensagem.


4- Uma mensagem importantíssima em Lourdes é o da Cruz. A Santíssima Virgem repete que o importante é ser feliz na outra vida, embora para isso seja preciso aceitar a cruz: “Eu também  prometo fazer-te ditosa, não neste mundo, mas no outro”.


5- Em todas as aparições veio com seu Rosário: a importância de rezá-lo.


6- Importância da oração, da penitência e humildade (beijando o solo como sinal disso); também, uma mensagem de misericórdia infinita para os pecadores e do cuidado com os doentes.


7- Importância da conversão e a confiança em Deus.


Nossa Senhora de Lourdes, protetora do enfermos


Em uma de suas aparições, Nossa Senhora pediu à jovem Bernadette para cavar um pequeno poço com a própria mão em um lugar seco e, a partir de então, surgiu uma mina que começou a brotar água. Essa água milagrosa fez muitas curas e até hoje faz. Peregrinos do mundo inteiro visitam o Santuário de Lourdes, na França, buscando o banho nas águas dessa mina, na esperança de cura. Hoje, existe no local, uma equipe médica, uma comissão que permanentemente avalia os milagres que chegam como testemunhos de graças alcançadas ali.


Veja aqui o trecho de um filme sobre o milagre da água:



 

Clique aqui para conhecer outros títulos de Nossa Senhora.

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page