top of page
Foto do escritorJoka Madruga

Na hora da fome, discursos pouco resolvem

Confira entrevista da coordenadora da CF 2023 na Arquidiocese de Curitiba, Salete Bez

Salete Begolin Bez conversa com a equipe do Fraterno72.net sobre o problema da fome. Foto: Joka Madruga


Por Sandra Nassar


A fome tem pressa e nessa hora discursos pouco resolvem, mas sim ações concretas, estruturadas passo a passo, com atitudes individuais, iniciativas coletivas e políticas públicas efetivas de enfrentamento do problema. A análise é da coordenadora da Campanha da Fraternidade 2023 na Arquidiocese de Curitiba, Salete Begolin Bez. A campanha deste ano tem por tema “Fraternidade e Fome: Dai-lhe vós mesmos de comer (Mt 14,16)”.


“A Campanha da Fraternidade nos pede que, sensibilizados pelo flagelo da fome, compreendamos que somos corresponsáveis por essa situação e que não há como ficarmos indiferentes a isso”, afirma Salete. “O Papa fala sempre que a fome é uma vergonha para a humanidade. É a negação da existência humana”, acrescenta a coordenadora, lembrando que no Brasil há 33 milhões de pessoas que passando fome e outras 25 milhões em situação de insegurança alimentar.


Salete, que coordena a campanha arquidiocesana há três anos, diz que as expectativas em relação à mobilização deste ano são boas, considerando que as ações vão além da caridade e têm por foco a promoção humana. “O objetivo da campanha, à luz de Deus, é sensibilizar a sociedade. Trata-se do que podemos fazer para mudar estruturas, transformar a realidade dos que sofrem. Essa é uma questão de mudança de mentalidade”, afirma.


Foto: Joka Madruga/Fraterno72.net


CRÍTICAS - Mesmo apostando nos bons resultados deste ano, Salete admite que persistem ano a ano as resistências e críticas à Campanha da Fraternidade, inclusive da parte de setores da própria Igreja, independente do tema escolhido para orientar as ações e debates. Segundo a coordenadora, grupos internos questionam, por exemplo, a escolha da data da campanha, por coincidir com a Quaresma.


Salete lembra também que a caridade praticada pela Igreja não raro é questionada e rebate: “se com toda essa preocupação, a situação segue crítica, o que seria dessas pessoas sem a ação da Igreja”?


A Campanha da Fraternidade será tema de sessão solene na Câmara Municipal de Curitiba, no próximo dia 5, com a presença do arcebispo metropolitano, dom José Antonio Peruzzo.

Foto: Joka Madruga/Fraterno72.net


Salete e a jornalista Sandra Nassar. Foto: Joka Madruga/Fraterno72.net

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page