Comunicação Religiosa: Inovação e Fé
- Joka Madruga
- 16 de set.
- 2 min de leitura
2º Congresso de Comunicação da CRB reúne 300 participantes em São Paulo para debater inovação e IA

SÃO PAULO – Nos dias 11 e 12 de setembro, ocorreu em São Paulo, na Faculdade Santa Marcelina, o 2º Congresso de Comunicação da CRB Nacional. O evento reuniu aproximadamente 300 participantes, entre sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas, que estiveram aprendendo sobre inovação, inteligência artificial e estratégias institucionais. O Fraterno72.net esteve lá e aproveitou para conversar com alguns participantes. Confira abaixo as impressões de cada um.
Irmã Maria Neusa dos Santos destaca papel da comunicação religiosa em congresso
"Que nós contemos mais histórias de esperança e de vida", afirma assessora da CRB

Irmã Maria Neusa dos Santos, assessora de comunicação da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), reforçou a importância da inserção da vida religiosa nas novas tecnologias.
"As novas tecnologias estão a serviço do homem e da mulher, e a Igreja precisa fazer uso delas para não ficar muito atrás", afirmou.
A religiosa das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (Santa Paulina) ainda acrescentou:
"Espero que as pessoas resgatem mais histórias de esperança que estão espalhadas em vários espaços das comunidades e que estão escondidas".
Irmã Maria Aparecida Matias celebra missão educativa e comunicativa
Diretora-geral da Faculdade Santa Marcelina destaca sinergia entre educação e comunicação

Para a Irmã Maria Aparecida Matias de Oliveira, das Irmãs de Santa Marcelina e diretora-geral da faculdade homônima, receber o evento foi "uma superalegria".
"Vem ao encontro da nossa missão de comunicar e educar", disse.
Ela ainda ressaltou:
"A verdadeira comunicação, pelo uso das redes sociais, é possível, necessária e urgente – desde que preserve e cuide da verdadeira comunicação".
Irmã Elizabeth Silva enfatiza consciência identitária na comunicação
"Comunicar com seriedade aquilo que somos" é fundamental, afirma religiosa

Natural de Pindaré-Mirim (MA) e integrante das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, Irmã Elizabeth Silva dos Santos avaliou o congresso como "momento de grande aprendizado e busca de alternativas para comunicar melhor nossa missão".
Sobre o principal aprendizado, destacou:
"Levo muito forte a questão da identidade. Precisamos estar firmes e conscientes da nossa identidade enquanto pessoa, Igreja e instituição religiosa para comunicar com seriedade e responsabilidade".
Irmão Alisson Favreto vê valor na pluralidade de olhares
Camilliano destaca contribuição de leigos para repensar práticas missionárias

Para o Irmão Alisson Augusto De Bastiani Favreto, camilliano, o congresso permitiu uma reflexão ampliada sobre a comunicação eclesial.
"Quando outros falam como está sendo a vivência da Igreja, demonstra que temos que repensar novas perspectivas", observou.
Sua principal motivação pós-evento é "evangelizar por meio das redes e estar conectado", além de partilhar "o cuidado com os doentes e enfermos, que é algo delicado, mas necessário de ser mostrado ao mundo".
Irmã Graça Maria defende comunicação como ferramenta transversal
Religiosa destaca aplicação prática para trabalhos com juventude

A Irmã Graça Maria, da Congregação de Nossa Senhora de Belém, considerou o congresso "excelente" e além de suas expectativas.
"A comunicação é uma ferramenta necessária em todos os setores; somos comunicadores em potencial", afirmou.
Ela pretende aplicar os aprendizados no trabalho com mídias sociais e catequese:
"O que podemos fazer de concreto? Não é só falar, mas fazer acontecer no ambiente em que estamos".
Por Joka Madruga, texto e fotos
Comentários