Jovens brasileiros a caminho da jornada em Lisboa
Foto: COD Lisboa
A duas semanas para o início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, os jovens brasileiros que estarão no evento não escondem a ansiedade pelo encontro com o Papa Francisco e jovens do mundo todo. A jovem Ellen Albanás, da Paróquia São Ludgero, na diocese de Tubarão (SC), quer se reaproximar da missão”. Ela faz parte do Movimento de Cursilhos de Cristandade e tem feito até uma preparação física para bem participar da jornada. “Também intensifiquei as orações e aumentei a frequência na Santa Missa”, conta.
“Essa é a quarta JMJ da qual irei participar. Estive no Rio, em Cracóvia e na Cidade do Panamá. Todas as outras jornadas foram uma oportunidade para um encontro muito profundo com Deus. Também uma oportunidade de renovar o meu amor pela Igreja de Cristo e pela juventude, ao qual eu tenho dedicado meus últimos 10 anos, em prol de sua evangelização”, diz Ellen. A animação de Vinícius Raposo, da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), também é grande. “Estamos todos muito animados em poder participar dessa jornada, desse encontro com o Papa e com os demais jovens católicos de todo o mundo”, diz.
“Tenho colocado a JMJ nas minhas orações diárias, e combinamos para rezarmos juntos o terço da providência e periodicamente temos rezado, inclusive no dia da compra das passagens. Também tem a parte mais burocrática com a emissão da documentação, inscrição, seguro viagem, todos os tramites necessários. Entrei em contato com jovens que têm experiências com as jornadas anteriores, que passaram dicas preciosas”, conta outra inscrita no encontro, a jovem Kívia Matos de Santana, da diocese de Camaçari (BA).
A assessora da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Irmã Valéria Andrade Leal, diz que o desejo da Pastoral Juvenil é de que “os jovens realmente tomem consciência de que são peregrinos” nesta preparação para a JMJ. "A expectativa é que o jovem possa aprofundar a sua experiência de encontro com o Senhor na Igreja, por isso um encontro mundial de jovens católicos com o Papa. Por isso momentos de catequese, de adoração eucarística, penitência. Importante que os jovens se preparem também para viver esses momentos”, afirma Irmã Valéria.
Com informações: cnbb.org.br
Comments