Origem da bênção de São Brás
São Brás é conhecido como protetor da garganta e neste dia acontece a bênção pela sua intercessão.
A liturgia da Igreja Católica celebra em 03 de fevereiro, a memória de São Brás. Este Santo Católico, que foi médico e bispo de Sebaste, na Armênia, viveu entre o séculos III e IV, 264 a 316 DC e foi morto por ódio à Fé.
São Brás era conhecido por suas virtudes e por obter curas milagrosas com sua intercessão. Quando correu a notícia de que o Santo se dirigia à cidade de Sebaste, encheram-se de gente os caminhos, acorrendo até mesmo os pagãos para receber sua bênção e ser aliviado de seus males.
São Brás protetor da garganta
Uma pobre mulher aflita e desconsolada irrompeu como podia por entre a multidão, e cheia de confiança ajoelhou-se aos pés do Santo, apresentando-lhe um de seus filhos que agonizava devido a uma espinha que lhe atravessara a garganta e o asfixiava sem qualquer possibilidade de socorro humano.
Compadecido do lamentável estado do filho e do sofrimento da mãe, o piedoso Bispo levantou os olhos e as mãos ao céu, fazendo esta fervorosa prece:
“Senhor meu, Pai de misericórdia e Deus de todo consolo, dignai-Vos ouvir a humilde prece de vosso servo e restituí a este menino a saúde, para que todo mundo reconheça que só Vós sois o Senhor da morte e da vida. E já que sois o Deus soberano, misericordiosamente liberal para quem invoca vosso santo Nome, suplico-Vos humildemente que todos os que doravante recorrerem a mim para conseguir de Vós, pela intercessão deste vosso servo, a cura de semelhantes moléstias, sintam o efeito de sua confiança e sejam benignamente ouvidos e favoravelmente atendidos”.
Mal acabara o Santo sua oração, o menino expeliu a espinha e ficou de todo curado. Este fato é a origem da particular devoção dos fiéis a São Brás, no relativo aos males de garganta.
Bênção de São Brás
Quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, é tradição em muitos lugares invocar São Brás dizendo: “São Brás te proteja!”. No dia 03 de fevereiro, nas igrejas católicas de todo o mundo, essa benção é concedida de forma especial.
O sacerdote toca com duas velas cruzadas sobre a garganta dos fiéis e faz a seguinte oração: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”
Oração a São Brás
Ó bem-aventurado São Brás, que recebeste de Deus o poder de proteger os homens contra as doenças da garganta e outros males, afastai de mim a doença que me aflige.
(Faça seu pedido)
Conservai a minha garganta sã e perfeita para que eu possa falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. Com a graça de Deus e com a Vossa ajuda, prometo esforçar-me, ó glorioso Mártir São Brás, para que a fala que sair da minha garganta seja sempre:
De verdade e não de mentira; De justiça e não de calúnia; De bondade e não de aspereza; De compreensão e não de intransigência; De perdão e não de condenação; De desculpa e não de acusação; De respeito e não de desacato; De conciliação e não de intriga; De calma e não de irritação; De desapego e não de egoísmo; De edificação e não de escândalo; De ânimo e não de derrotismo; De conformidade e não de lamúrias; De amor e não de ódio; De alegria e não de tristeza; De fé e não de descrença; De esperança e não de desespero.
São Brás intercedei diante de Deus por mim, por minha família e por todos os que sofrem dos males da garganta. Que por nossas palavras possamos bendizer a Deus e cantar os seus louvores.
São Brás, rogai por nós! (3 x)
Ó Deus, por intercessão de São Brás bispo e mártir, nos livre dos males da garganta e de toda e qualquer doença. Amém. (EPC)
Via Gaudiumpress.org
Clique aqui para saber mais sobre a vida de São Brás
Comments