top of page

A “dureza” da Palavra

“Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” (Jo 6,60-69)



Esta é a afirmação que os discípulos fizeram ao conteúdo catequético de Jesus o que denota o total despreparo deles para escutar o Evangelho. Aqui entra o ponto fundamental e divergente da doutrina cristã, pois muitos pensam que seguir Cristo é um pacto de facilidades e comodidades, onde o Senhor tem que resolver tudo e atender as queixas dos seguidores. Mas quem entende o Evangelho, se depara com uma palavra que queima, destrói conceitos e ideias, coloca diante da parede.


Jesus não se conforma à nossa mentalidade e não aprova condutas que estejam desvinculadas com sua proposta de vida. Não passa a mão na cabeça de ninguém e tampouco negocia amores. Palavra dura é palavra douta da Verdade. A verdade é um escândalo para muitas pessoas que se satisfazem com o erro e tentam submeter outros às mesmas tramas insensatas. Jesus é a palavra que desperta para a responsabilidade do crente e direciona ao agir solidário e serviçal.


A palavra do Evangelho é moldada pelo Espírito que por sua vez toca e sensibiliza quem está realmente aberto a fazer uma experiência inédita de Deus. Nisto consiste a liberdade diante do chamado à vida cristã: aceitar Jesus é ação, é entrega exigente. Podemos optar em permanecer ou ir sozinhos. São decisões pessoais que tem consequências eternas. Abandonar esse caminho pode resultar em grandes fracassos.


Os que seguem Jesus simplesmente por interesses, estão ameaçados por sua ignorância e tendem a relacionar-se com um “deus” vazio, sarcástico e dominador. Estar com Jesus requer solicitude para com o próximo (Ef 5,21), ter o desejo de formar comunidade, abrir-se à escuta de sua vontade, sair do casulo das falsas certezas, colaborar com o bem e acima de tudo ter um coração generoso, pois a bondade ressuscita a humanidade do desespero à qual está imersa. Quem vive com Cristo não cede espaço à superficialidade e procura encontrá-lo nos sinais dos tempos ocupando-se do melhor que agrada ao Senhor. Tem olhar fixo na palavra e mãos abertas para massagear a dor dos sofridos com o óleo da alegria. Em Cristo tudo se decide!


Em Cristo tudo se decide! Paz e bênçãos!


Padre @niltoncesarboni, cmf

Comments


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page