Jubileu de 70 Anos: CRB Paraná em festa
- Joka Madruga

- há 30 minutos
- 2 min de leitura

Celebração jubilar será presidida por Dom Amilton, bispo passionista. Clima de festa e gratidão, marcando sete décadas de união e missão no estado.
Por Equipe de Comunicação CRB-PR
O ano de 2026 desponta como um marco histórico para a Igreja no Paraná. A Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Paraná (CRB-PR) celebra o seu Jubileu de 70 Anos, uma trajetória de sete décadas dedicadas à animação, articulação e comunhão da Vida Religiosa Consagrada.
Para coroar este momento festivo, a Coordenação Regional convoca todas as congregações, ordens e institutos para uma Missa em Ação de Graças pelo Jubileu. A celebração acontecerá na quinta-feira,05 de fevereiro, às 19h, no Santuário Nossa Senhora do Carmo (Boqueirão).
Um Bispo Religioso Consagrado para uma data jubilar
A presidência da eucaristia terá um significado especial: será conduzida por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava. O convite não é por acaso; Dom Amilton é religioso da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas). Ter um bispo que também é religioso presidindo o Jubileu reforça a identidade do evento: é uma celebração de irmãos e irmãs que, partilhando a mesma consagração, renovam juntos a esperança.
Da solidão à comunhão: 70 anos de história
Celebrar este Jubileu é fazer memória de uma profunda transformação eclesial. A história da CRB Paraná entrelaça-se com a renovação da Igreja no Brasil.
Na primeira metade do século XX, a Vida Religiosa vivia um cenário de pouca interação. Cada Instituto, focado em seu carisma fundacional e missão, atuava de forma autônoma, muitas vezes isolada. Foi somente com a criação da CNBB (1952) e, subsequentemente, da CRB Nacional (1954), que os ventos da comunhão começaram a soprar mais forte, buscando superar o isolamento e fortalecer a formação conjunta.
Fruto desse movimento, em 1956, nascia oficialmente a “Secção Estadual de Curitiba”, hoje CRB Regional Paraná. São 70 anos caminhando juntos, saindo da autonomia isolada para a intercongregacionalidade solidária.
Celebração e Partilha
Sob o lema ”Vida Religiosa Consagrada, sentinela de esperança em tempos de travessia”, o Jubileu não olha apenas para o passado, mas projeta o futuro.
Após a missa solene, a festa continua com uma confraternização no salão do Santuário. Num gesto concreto de comunhão, pede-se que cada comunidade leve um lanche ou bebida para a partilha.
O Padre Ildefonso Salvadego, missionário saletino e Coordenador da CRB-PR enfatiza: “Reserve esta data. Motive sua comunidade. Vamos celebrar com alegria os 70 anos da nossa história. Fazer memória da Vida Religiosa Consagrada que nos antecedeu, e pedindo ao Senhor da messe que envie homens e mulheres dispostos a consagrar suas vidas no seguimento a Cristo”.
SERVIÇO:
Evento: Missa do Jubileu de 70 Anos da CRB ParanáData: 05 de fevereiro de 2026 (Quinta-feira)Horário: 19h00Local: Santuário Nossa Senhora do Carmo (Terminal Boqueirão)














Comentários