top of page

São Vitaliano

27 de janeiro

76º Papa

Papa e santo italiano da igreja apostólica cristã (657-672) nascido em Vitaliano em Segui, perto de Roma, conhecido tradicionalmente pelo seu conhecimento dos estudos sagrados.


Substituto do falecido São Eugênio I (655-657), seu pontificado assinalou-se logo de início por uma transformação inesperada nas atitudes do imperador Constante II, o perseguidor e algoz (655) de São Martinho.


Seduzido pelos acenos de aproximação do impiedoso imperador e movido pelo espírito conciliativo e caridoso, enviou emissários à Constantinopla, que foram recebidos com grande honras, até pelo patriarca herético Pedro e posteriormente recebeu em Roma a visita do imperador, na esperança de que a idade e o remorso houvessem modificado a índole de Constante.


O papa também preocupou-se com a Inglaterra, e escreveu longas cartas à França, à Espanha e ao rei Oswin, dos saxões alemães.


Condenou os monges-andantes, pseudos monges que viviam de esmolas e até de roubos, chamando-os filhos de Satanás. Morreu em 27 de janeiro (672) e por isso este é seu dia de devoção.


 

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page