Papa Francisco canoniza 14 novos santos
A Igreja está em festa
Em Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça São Pedro neste 20 de outubro, foram elevados à honra dos altares novos santos e santas.
São eles: os franciscanos Manuel Ruiz López e sete companheiros, além dos leigos Francisco, Mooti e Raffaele Massabki, conhecidos como os "Mártires de Damasco"; o Pe. José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata; Ir. Elena Guerra, chamada de "Apóstola do Espírito Santo"; e a canadense Ir. Marie-Léonie Paradis.
Ao final da Missa com as canonizações, o Pontífice agradeceu a todos os presentes que vieram honrar os novos santos, saudando cardeais, bispos, sacerdotes e pessoas consagradas.
Em especial, o Papa cumprimentou os Frades Menores e os fiéis maronitas, os Missionários da Consolata, as Irmãzinhas da Sagrada Família e as Oblatas do Espírito Santo, além de outros grupos de peregrinos vindos de várias regiões.
Mártires da Fé
Na noite de 9 de julho de 1860, onze homens — oito frades franciscanos e três leigos maronitas, conhecidos como os Onze Mártires de Damasco — foram assassinados. Em 1926, o Papa Pio XI os beatificou, e 160 anos depois, o Papa Francisco os elevou à honra dos altares na Missa celebrada na Praça de São Pedro neste domingo, 20 de outubro, Dia Mundial das Missões.
Defensora do Espírito Santo
Santa Elena Guerra, nascida em Lucca no século XIX, será canonizada pelo Papa Francisco na manhã de domingo, 20 de outubro. Uma santa profetiza, que fez do amor ao Espírito Santo a razão de sua vida. "Apóstola da devoção ao Espírito Santo" foi como São João XXIII a definiu na homilia de sua beatificação em 26 de abril de 1959. Mulher santa e culta, Elena aprendeu latim sozinha para estudar os Padres da Igreja e escreveu treze cartas ao Papa Leão XIII, resultando em três documentos importantes sobre o Espírito Santo: o breve Provida Matris Caritate de 5 de maio de 1895, a Encíclica Divinum Illud Munus de 9 de maio de 1897 e a Exortação Ad Fovendum in Christiano Populo de 1902. Esses documentos são marcos no desenvolvimento da Doutrina Católica sobre o Espírito Santo.
Uma Vida Missionária
São José Allamano nasceu em 21 de janeiro de 1851, em Castelnuovo d'Asti, no norte da Itália, uma pequena cidade agrícola cercada por vinhedos que cobriam as colinas. Fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, Allamano faleceu em Turim, em 16 de fevereiro de 1926, próximo ao Santuário de Nossa Senhora Consolata.
Testemunho
Santa Marie-Léonie Paradis, batizada como Virginia Elodia, fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, nasceu em L'Acadie, Canadá, em 12 de maio de 1840, e faleceu em Sherbrooke, Canadá, em 3 de maio de 1912.
Comments