top of page

Católicos dialogam sobre a comunicação

"Comunicar para a Cultura do Encontro"

Foto: Joka Madruga/Fraterno72


Na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, teve início o Mutirão de Comunicação 2023, o maior encontro de comunicadores católicos do Brasil. A palestra magna de abertura, realizada online, contou com a presença de Austen Ivereigh, biógrafo do Papa Francisco, que refletiu sobre o tema "Comunicar para a cultura do encontro".

Para Dom Manoel Delson, Arcebispo da Paraíba, sediar o evento é uma honra para todos os paraibanos. "O sol que nos banha ensina-nos a aquecer o coração com alegria, uma combinação fantástica: sol, brisa e fé. Como comunidade, somos sempre motivados a comunicar a verdade do amor", concluiu.

Dom Valdir José de Castro, Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, enfatizou a importância do diálogo entre fé e comunicação. "Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, é fundamental colocá-la a serviço das pessoas. Devemos valorizar a escuta, a inclusão e a paz", frisou.

Dom Valdir José de Castro. Foto: Joka Madruga/Fraterno72


Encontrar-se

Com o tema "Comunicar para a Cultura do Encontro", o Mutirão tem como objetivo promover a discussão sobre a importância de uma comunicação baseada na empatia, escuta ativa e diálogo construtivo. Para efetivamente comunicar nessa perspectiva, é essencial estar aberto a compreender as diferentes perspectivas dos outros, deixar de lado julgamentos preconcebidos e reconhecer humildemente que nem sempre temos todas as respostas. Além disso, é fundamental considerar as emoções e necessidades dos outros e se expressar de maneira clara e respeitosa.

Em um mundo cada vez mais polarizado, adotar uma abordagem de comunicação voltada para a Cultura do Encontro se torna ainda mais relevante. Ela nos permite promover a compreensão mútua, a colaboração e o respeito. Ao priorizarmos a escuta genuína, a troca de ideias e a busca por pontos em comum, podemos contribuir para a construção de um ambiente mais harmonioso e inclusivo.

O palestrante

Foto: Joka Madruga/Fraterno72


Austen Ivereigh é um renomado escritor e jornalista britânico, reconhecido por suas duas biografias: "The Great Reformer: Francis and the making of a radical pope" (2014), cuja tradução em português é "Papa Francisco: o grande reformador - Francisco, o retrato de um papa radical", e "Wounded Shepherd: Pope Francis and His Struggle to Convert the Catholic Church" (2019), traduzido para o português como "O Papa Francisco e sua luta para converter a Igreja Católica". Ambos os livros alcançaram grande sucesso e foram traduzidos para vários idiomas.

Em 2020, Ivereigh publicou um livro em parceria com o Papa Francisco que se tornou um best-seller do New York Times, intitulado "Vamos sonhar juntos: O caminho para um futuro melhor - Em conversa com Austen Ivereigh" (Simon & Schuster). Nessa obra, eles abordam a visão do Papa Francisco para um mundo pós-Covid. A obra também foi traduzida para diversos idiomas.


Com informações do site www.muticom.com.br



Comentários


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page