top of page

Beato Gregório X

10 de janeiro

184º Papa (1271-1276)

Nascido em Piacenza, Lombardia, na hoje Itália, que foi eleito para sucessão de Clemente IV após três anos de lugar papal vago e, como pontífice, reformou a assembléia de cardeais através de uma bula, subseqüentemente incorporada no código de direito canônico, para regular os conclaves para a eleição papal e também promulgou a bula De Regno Portugaliae (1276).


Antes de ser eleito já estava envolvido na Nona Cruzada a São João de Acre, na Terra Santa, com o futuro rei Edward I da Inglaterra (1270). Viajando para a Palestina, foi notificado da sua eleição como papa quando encontrava-se em Viterbo, nos Estados Papais (1271). Voltou para Roma e o seu primeiro ato foi promover um concílio que teve lugar em Lyon (1274) para debater o Cisma da Páscoa, a condição da Terra Santa, e os abusos da Igreja Católica.


Neste Concílio, onde promulgou novas determinações para a eleição do papa em um documento que se intitulava Ubi perículum (1274) que quer dizer "Quando houver perigo".


Neste documento apareceu pela primeira vez a palavra Conclave, que significa debaixo de chave e que na jurisprudência eclesiástica indica o local onde se reúnem os cardeais, depois da morte do papa, para se ocuparem unicamente da eleição do seu sucessor e também indica a assembléia dos cardeais reunidos para a eleição.


No regresso de uma das sessões do concílio, faleceu em Arezzo, Toscana. Foi beatificado em 1713 e sua data votiva é comemorada no dia 10 de janeiro. O papa de número 184 foi sucedido por Inocêncio V (1276).


 

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page