Beato Inocêncio V

22 de junho

185º Papa (1276)

Nascido em Tarentaise, alto vale do Isère, Savoya, eleito papa em 21 de janeiro e consagrado em 22 de fevereiro (1276) para suceder o Bem-aventurado Gregório X (1271-1276) e no seu curto pontificado de apenas cinco meses, dedicou-se a proteger as ordens religiosas.


Foi educado em sua terra natal e na juventude (1240) entrou para a Ordem dos Pregadores ou Dominicana, estudou na Universidade de Paris (1255-1259) e ganhou muita fama como pregador, sábio e doutor. Colaborou com os santos Alberto Magno e Tomás de Aquino na elaboração dos estatutos da Ordem Dominicana e lecionou teologia (1259-1264 / 1267-1269) e também foi reitor da Universidade de Paris, passando a ser muito respeitado como estudioso. Foi autor de uma diversificada obra de filosofia, teologia, e direito canônico, incluindo comentários às epístolas de São Paulo e às Sentenças de Pedro Lombardo. Tornou-se provincial da Ordem na França, arcebispo de Lyon (1272) e cardeal (1273), foi o principal conselheiro do papa Gregório X.


Eleito, tornou-se o primeiro papa pertencente a Ordem Dominicana. Extremamente dinâmico, imediatamente após a sua eleição, iniciou os preparativos para uma cruzada e ocupou-se da união com a Igreja Igreja Oriental ou também dita Grega. Estendeu o cristianismo até a distante Mongólia, batizando os três embaixadores enviados pelo Grande Khan.


Empreendeu uma obra de pacificação na Itália, intervindo para por fim ao conflito entre Carlos de Anjou e Rodolfo. A brevidade de seu pontificado impediu-o de realizar completamente esses projetos, falecendo antes de conseguí-lo. Referido por vezes com o extravagante título de doutor famosíssimo, o papa de número 185, morreu em 22 de junho (1276), em Roma, e foi sucedido por Adriano V (1276) e sua santidade foi reconhecida pelo povo que o proclamou beato, e confirmado pelo papa Leão XIII (1898), seu culto é comemorado no dia 22 de junho.


OBS: Outro Pedro de Tarentaise nascido em Saint-Maurice, perto de Viena, no século XVIII, tornou-se bispo e foi canonizado.


Fonte: Portal São Francisco

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo