top of page

Subsídio para o Dia Mundial das Comunicações


Com o tema “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4,15)”, proposto pelo Papa Francisco, será comemorado no próximo dia 21 de maio o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, solenidade da Ascesão do Senhor. O subsídio pastoral para as celebrações da data, produzido pelo GT Formação da Pascom Brasil, já está disponível.


O documento traz a íntegra da mensagem do Papa, chaves de leitura, artigo de aprofundamento, roteiros para rodas de conversa e leitura orante, além de propostas litúrgico-pastorais para viver o Dia Mundial. Além disso, o subsídio conta com dicas de leitura e filmes. Cada realidade pastoral - comunidade, paróquia, diocese e regional - poderá se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial, ou on-line.


“Para tecer esse subsídio, os integrantes do GT Formação se disponibilizaram livremente a contribuir com cada uma das partes do texto, que depois foram organizadas por um fio narrativo adequado ao propósito de aprofundar a reflexão do Dia Mundial das Comunicações Sociais”, destaca o coordenador do GT Formação da Pascom Brasil, Cezar Barros.


DESAFIOS - Diz o texto do subsídio que “a mensagem do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança vários desafios para os agentes de pastorais e todas as pessoas que desejam a transformação do mundo”. “Vivemos num tempo difícil, no qual o humano precisa ser resgatado. E isso requer escuta sem preconceitos, atenta e disponível. Sendo assim, a nossa fala será a do estilo de Deus: próxima, com compaixão e de ternura”, diz o Papa.


O coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, participou da elaboração do subsídio com o artigo intitulado “Decálogo da comunicação cordial: 10 propostas para falar com o coração a partir da mensagem do Papa Francisco”. Marcus considera a mensagem com uma bússola que, juntamente com as nove anteriores, norteiam a comunicação católica sob a liderança do Papa.


“Francisco consegue propor respostas práticas aos grandes desafios contemporâneos e as suas contribuições vão além dos muros da Igreja Católica, dialogando com toda a sociedade, com líderes políticos e com as demais religiões. No campo da comunicação, uma de suas grandes contribuições está em resgatar uma comunicação mais humanista, superando uma dimensão puramente tecnicista, um fazer pelo fazer”, afirma Tulius.


Depois de retomar o itinerário comunicacional do Papa Francisco, Marcus Tulius se inspira na mensagem e propõe dez dicas para os agentes da Pascom que, destaca, “não é uma lista de tarefas a serem cumpridas de forma mecânica, mas um propósito de necessária conversão pastoral à qual somos chamados para promover uma comunicação que parta do coração e chegue ao coração das pessoas, ‘testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4,15).”


RODAS DE CONVERSA - A fim de proporcionar a experiência comunitária e aproximar os agentes para além das atividades técnicas, o GT Formação propõe duas rodas de conversa e um breve roteiro para leitura orante da Palavra de Deus. Cada equipe poderá avaliar a melhor forma de realização, bem como as datas dos encontros.


O subsídio traz ainda orientações litúrgicas para a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que coincide a festa litúrgica da Ascensão do Senhor. Estão disponíveis sugestões para as comunidades, proposta de munição inicial da celebração e preces da comunidade. Há, ainda, uma série de atividades pastorais que podem ser realizadas no decorrer do ano como forma de reverberar o tema proposto pelo Papa.



Com informações e imagem: pascombrasil.org.br

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page