São Pio I
11 de julho
10º Papa da Igreja Apostólica Romana (141-155)
Nascido em Aquiléia, norte da Itália, eleito após três dias de jejum e oração dedicados pelos fiéis romanos na escolha do novo Pontífice, em substituição a São Higino (136-140), morto no ano anterior.
Como a grande maioria dos primeiros papas, pouco se sabe sobre sua vida, especialmente dados sobre nascimento e infância.
Sabe-se que era filho de um homem de nome Rufino de Aquiléia, que tinha um irmão escritor, Hermas, e que se tornou no nono sucessor de São Pedro, pelo Liber Pontificalis ou Catálogo Liberiano.
Seu pontificado foi marcado por questões envolvendo judeus convertidos e com heresiarcas como os gnósticos Valentino e Cerdão e Márcião, criador das marcionitas, que propagaram doutrinas de fé conflitantes com os ensinamentos da Igreja Cristã defendida pelo papa.
Valentino, que já tinha aparecido durante o papado de Higino, aparentemente não progrediu. O gnóstico Cerdão, foi mais ativo em Roma em seu período e Marcião chegou a capital do Império para distribuir suas marcionitas. Por não serem convencidos pelo papa a mudarem seus ensinamentos, todos foram excluídos da comunidade do papa e excomungados.
Mas também grandes pensadores e professores da Igreja, como São Justino, visitaram Roma que lhe trouxeram o apoio suficiente para consolidar Roma como o centro da Igreja Cristã. O Papa de número 10, provavelmente foi martirizado em Roma e foi substituído por São Aniceto (155-166).
Santificado, é venerado no dia 11 de julho.
Fonte: Portal São Francisco
Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.
Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.
Sigam nosso Instagram: @fraterno72
Comments