top of page

São Lúcio I

05 de março

22º Papa e santo da Igreja Cristã Romana (253-254)

Nascido em Roma, elegeu-se papa em 25 de junho (253) como sucessor de São Cornélio (251-253). Depois de pouco tempo de ser eleito foi exilado por ordem do Imperador Galo que morreria poucos meses depois em sua luta contra o general rebelde Emiliano, que, por sua vez foi assassinado por seus soldados.


O sucessor de Galo, o imperador Valeriano, que no princípio de seu reinado mostrou-se benévolo com os cristãos e permitiu o papa regressar a Roma. De costumes rigorosos, proibiu viverem juntos homens e mulheres não consangüíneas fora do casamento e impôs aos eclesiásticos a ordem de não conviverem com as diaconisas que lhes davam hospitalidade por sentimentos caritativos.


Condenou os hereges novacianos, que não aceitavam a absolvição e a comunhão dos pecadores arrependidos. Publicou que o papa, em suas viagens para as sagradas funções, se fizesse acompanhar de três diáconos e com pelo menos dois sacerdotes.


O papa de número 22, faleceu de morte natural em Roma, oito meses após sua eleição, em 5 de março (254), e foi sucedido por São Estêvão I (254-257). Foi enterrado na cripta dos papas das Catacumbas de São Calisto, onde hoje fica a Igreja romana de Santa Cecília, enquanto suas relíquias são conservadas em Bologna.


Na Catedral de Roeskilde, próxima de Copenhague, venerou-se durante muito tempo a cabeça deste papa, o padroeiro da cidade.


 

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.


Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page