São Hormisdas

Atualizado: Fev 4

06 de agosto

52º Papa da Igreja Cristã Romana (514-523)

Nascido em Frosinone, Itália, eleito em 20 de setembro (514) como sucessor de São Símaco (498-514) de quem fora diácono, cujo pontificado ocorreu a reconciliação entre a Igreja do Oriente e a do Ocidente, sem dúvida, seu grande feito. Eleito papa cuidou de enfrentar a grave situação em que estava envolvida a Igreja de sua época, o cisma laurenciano, herdado de seu antecessor e provocado pelo antipapa Lourenço (498-515).


Após a retratação dos seguidores de Lourenço, reintegrou-os em sua função e cuidou, em seguida, da conciliação do cisma mais grave, o acaciano, criado por Acácio, patriarca de Constantinopla (484), que separava a Igreja do Oriente de Roma, cujos seguidores aceitavam os concílios de Nicéia e de Constantinopla, mas se negavam ao de Calcedônia.


As negociações entre o papa e o imperador do Oriente, Anastácio, fracassaram; e um acordo só foi possível com o imperador sucessor, Justino, e o patriarca João, que aceitou e subscreveu a Fórmula de fé de Hormisdas ou Formula Hormisdae (519).


Reorganizou a Igreja da Espanha após a invasão dos visigodos e estabeleceu que os cargos de bispo não podiam ser comprados com privilégios ou donativos. O papa de número 52, morreu em 6 de agosto (523), em Roma e foi sucedido por São João I (523-526).


Casado, antes de ser ordenado presbítero, seu filho Silvério seria eleito Papa (536). Foi no seu pontificado que São Bento fundou a Ordem dos Beneditinos e construiu a celebre abadia de Monte Casino, destruída por um bombardeio (1944).


Fonte: Portal São Francisco

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo