top of page

São Guido Maria Conforti

05 de novembro

Em 05 de Novembro celebramos a festa de São Guido Maria Conforti, fundador dos Missionários Xaverianos e bispo da diocese de Parma (Itália).


São Guido Maria Conforti nasceu aos 30 de março de 1865, em Ravadese (Parma - Itália). Ainda criança teve o encontro com o Cristo Crucificado que transformou sua vida.


Quando era seminarista da diocese de Parma, entrou em contato com a biografia de São Francisco Xavier, penso em ser missionário para dar continuidade ao projeto evangelizador da China. Foi ordenado sacerdote em 1888.


Convicto de sua vocação missionária, mas por motivos de saúde, não tendo as condições, fundou a congregação dos Missionários Xaverianos para a missão universal, em 03 de dezembro de 1895, festa de São Francisco Xavier.


Em 1902, foi nomeado arcebispo de Ravenna (Itália); função que deixou em 1904, em razão de um grave problema de saúde. Logo o Papa Pio X, em 1907, o nomeou bispo de Parma. Trabalhou por 24 anos nessa diocese visando particularmente a santidade dos sacerdotes, a catequese aos pequenos e adultos, a visita às paróquias, incentivando a participação dos leigos ao apostolado. Ele organizou e celebrou dois sínodos diocesanos, promoveu e participou a congressos Eucarísticos, missionários e marianos.


Em 1916, colaborou com o Pe. Paulo Manna na fundação da Pontifícia União Missionária do Clero na Itália, da qual foi o primeiro presidente, colaborando para uma igreja mais missionária.


Todos os Missionáros Xaverianos até 1950, iam trabalhar na China. Inclusive o próprio São Guido os visitou em 1928. Faleceu santamente em Parma no dia 5 de novembro de 1931. Foi beatificado pelo papa São João Paulo II em 17 de março de 1996, canonizado por Bento XVI em 23 de outubro de 2011.


 

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page