São Gregório III, 90º Papa

Atualizado: 10 de Dez de 2020

10 de dezembro

São Gregório III é o nonagésimo Papa da Igreja Católica Romana (731-741) nascido na Síria e era monge em Roma quando se elegeu Santo Padre, por aclamação, em uma época de grande instabilidade política, o que levou ao seu seu pontificado um do mais críticos da história do trono de São Pedro.


Embora sírio de nascimento, foi criado na fé por seu pai João, e educado em Roma especialmente em literatura e tornou-se hábil em línguas orientais e na latina. Versado nas Sagradas Escrituras foi promovido por Gregório II nas ordens sagradas do clero de Roma.


Com a morte de Gregório II (731), foi escolhido seu substituto por aclamação comum de todo o clero e do povo de Roma, em 22 de fevereiro do mesmo ano. Ele foi confrontado imediatamente com a continuidade da Controvérsia Iconoclasta, iniciada ainda no papado de seu antecessor, Gregório II, que condenou o imperador bizantino, Leão III, pela destruição e queima de imagens religiosas. Convocou um sínodo em Roma (731) para oficializar a oposição de Roma à heresia dos iconoclastas.


Nessa luta constante contra o imperador e também contra os longobardos, invocou a ajuda armada de Carlos Martelo, rei dos francos, mas não obteve resposta. Por sua decisão, as doações para a Igreja começaram a ser chamadas de óbolo de São Pedro. Papa de número 90, morreu em 28 de novembro, em Roma, e foi substituído por São Zacarias (741-752). Sua data no Brasil é comemorada em 10 de dezembro.


Fonte: Portal São Francisco

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.


Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga nossas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

“Cristo é simultaneamente o conteúdo e a fonte do que a Igreja comunica ao proclamar o Evangelho”.

 

Aetatis Novae, Instrução Pastoral do Pontifício Conselho Para as Comunicações Sociais.