top of page

São Gregório II

11 de fevereiro

89º Papa da Igreja Cristã (715-731) nascido em Roma, cuja administração foi marcada pelo seu enfrentamento com a iconoclastia do imperador bizantino Leão III.


Da tradicional família Savelli, desde cedo foi preparado para seguir a carreira eclesiástica. Foi escolhido para o pontificado em 19 de maio (715) e governou a Igreja durante dezesseis anos. Como papa procurou consertar as muralhas de Roma, por temor dos muçulmanos e incentivou a vida monástica. Porém seu maior problema foi quando teve que enfrentar o novo Imperador do Oriente, Leão III, que se tornara iconoclasta, ao lançar um edito em que proibia o culto de imagens sagradas e ordenava sua destruição com fogo, daí o termo iconoclastia.


Em oposição ao Edital de Constantinopla, convocou um concílio no qual se condenou a iconoclastia e com uma bula proibiu ao imperador legislar em matéria de fé. Leão respondeu com um exército partindo de Rávena, contra Roma, visando aprisionar o papa. Com o apoio do clero, de todas as populações cristãs e das províncias da Itália, levantou-se contra o exército em marcha para Roma.


Tumultos e insurreições surgiram por todos os pontos contra o exército de Rávena e os iconoclastas foram rechaçados. Apoiou a construção da Abadia de Monte Cassino, promoveu uma intensa obra de evangelização das populações germânicas e veio a falecer em Roma.


 

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.


Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page