Buscar

São Félix III

01 de março

48º Papa da Igreja Cristã Romana (483-492)

Curiosamente, ele deveria ter se chamado papa Félix II, pois o pontífice anterior que assumira esse nome, fora na verdade um antipapa imposto pelo imperador Constâncio II. Ocorre que, geralmente, os antipapas não são considerados na lista dos papas, mas Félix II foi mártir e a Igreja reconheceu-lhe a santidade.


Por esse motivo, o pontífice celebrado no dia de hoje é considerado Félix III, e não II, como seria de se esperar. Outra curiosidade a respeito de são Félix III é que ele era filho de um padre; isso se explica pelo fato que no período em que Félix viveu, o celibato eclesiástico dos padres não havia ainda sido definido. É por esse mesmo motivo que ele próprio, são Félix III, era casado e pai de três filhos. Aliás, um de seus filhos foi pai de outro grande papa: São Gregório Magno (590-604), de modo que a história nos diz que tivemos papas que foram filhos de papas.


Durante seu pontificado, papa Félix III teve que lidar com a divisão entre a Igreja do Oriente e a Igreja do Ocidente. O grande problema que estava na base dessa divisão era a heresia monofisita (= opinião que não concordava com a existência das duas naturezas do Cristo; para essa opinião, Cristo tinha apenas a natureza divina); nesse período, o patriarca de Constantinopla, Acácio, era apoiador dessa heresia.


A controvérsia entre Oriente e Ocidente durou cerca de 35 anos, e apesar da firmeza de são Félix em não aceitar a heresia monofisita, outras heresias e cismas ocorreram nos séculos sucessivos entre os cristãos orientais e os cristãos latinos. Outra frente de ação que caracterizou o pontificado de São Félix III foi a luta em defesa dos bispos africanos, que sofriam com as invasões da tribo dos Vândalos.


Após um pontificado atribulado, São Félix III morreu no dia 1 de março de 492, sendo sepultado em Roma, na basílica de São Paulo Extra Muros.


Fonte: Aleteia

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo