top of page

São Caio

22 de abril

28º Papa

Papa italiano da santa igreja apostólica fundada por Jesus Cristo nascido em Salona, Dalmácia, substituto de São Eutiquiano (275-283), de quem pouco se sabe de preciso, especialmente porque seu pontificado coincidiu com o período de paz que antecedeu à perseguição de Diocleciano e sobre o qual faltam dados históricos que elucidem a origem e a indicação desse papa da igreja cristã.


Sabe-se que foi papa durante um tempo de paz anterior a última grande perseguição e que não há citações indiscutíveis de que tenha morrido como um mártir. Descendia da família imperial de Diocleciano, seu tio e estabeleceu que ninguém poderia ser ordenado bispo sem antes passar pelos graus de ministro da Eucaristia, leitor, acólito, exorcista, subdiácono, diácono e sacerdote.


O papa de número 28 proporcionou paz aos cristãos e construiu amplas igrejas, por toda Roma, cidade onde morreu, completando um papado de doze anos, quatro meses e sete dias, desde 17 de dezembro (283) até 22 de abril (296), de acordo com o Catálogo Liberiano e foi substituído por São Marcelino (296-304).


Canonizado, é comemorado a 22 de abril, juntamente com outro papa e mártir, São Sotero (166-175). Foi sepultado no cemitério da capela dos papas. Vale observar que as criptas dos papas São Caio, Santo Eusébio e de São Cornélio, nas Catacumbas de São Calisto, narram páginas gloriosas da Igreja de Roma.


 

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page