São Bonifácio IV

08 de maio

67º Papa católico (608-615)

Nascido em Valéria, Abruzo, substituto de Bonifácio III, dez meses após a morte deste, ocorrida em outubro do ano anterior. Filho de um médico, seu pontificado caracterizou-se pelo espírito piedoso de seu t


itular. Governou a Igreja por seis anos e meio, numa época em que Roma apresentava um dos estágios mais decadentes de sua história.


Em meio à desolação geral deixada pela fome e pela peste, agravada pelas inundações do rio Tibre, a cidade oferecia um quadro de ruínas dos antigos monumentos, deteriorados pelo tempo ou destruídos pelos invasores. Apenas um majestoso templo, o Panteão, o magnífico monumento e templo pagão de Agripa, com mais de 600 anos e dedicado outrora a outros deuses, resistia milagrosamente incólume.


No seu pontificado o principal acontecimento para o mundo cristão foi a salvação deste monumento. O novo papa pediu o monumento ao imperador e aproveitou para transformá-lo em uma magnífica igreja, dedicando-o a Virgem Maria e todos os Mártires.


A nova igreja foi solenemente consagrada em 13 de maio (609). Vinte e oito carroças com o os ossos dos mártires das Catacumbas foram enterradas sob o altar principal. Daí surgiu a veneração por Todos os Santos, festa mais tarde fixada por Gregório IV, em 1º de novembro.


Transformou sua própria casa num mosteiro e ordenou para o clero menor melhorias morais e materiais. Com as notícias vindas do Oriente de que os Persas haviam devastado Jerusalém e a igreja do Santo Sepulcro, caiu em profunda depressão, e morreu venerado como santo, em Roma. Sua festa é comemorada no dia de sua morte, oito de maio.


Fonte: Portal São Francisco

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo