São Bento II
08 de maio
81º Papa católico (684-685)
Nascido em Roma, substituiu o papa Leão II, consagrado onze meses após a morte de de seu antecessor em virtude das dificuldades em fazer chegar a informação a Constantinopla e conseguir a anuência do imperador, costume da época.
Desde a infância no serviço divino, era versadíssimo nas cerimônias, nas Escrituras e no canto religioso.
Inicialmente o pontífice lutou contra essa prepotência imperial e conseguiu livrar a Igreja dessa imposição através de um edito do imperador Constantino Pogonato, o qual rezava que “o clero e povo de Roma deviam proceder sempre, e sem demora, à eleição e consagração do Papa”.
A renúncia de Constantino a esses direitos antigos, foi uma conseqüência de seus sentimentos religiosos sinceros. O imperador mandou ao papa cachos de cabelos de seus filhos Justiniano e Heráclio, simbolizando que os príncipes tornavam-se apadrinhados do pontífice.
Enviou à Espanha as resoluções do VI Concílio de Toledo e o clero hispânico deu inteiro acatamento ao papa. Após esta grande vitória, na Páscoa seguinte (685), o papa distribuiu cargos e recompensas a diversas ordens do Clero.
Morreu pouco depois, deixando 30 libras de ouro ao Clero, aos mosteiros, às diaconias e aos mansionários, leigos encarregados do serviço das igrejas. É festejado como santo no dia 8 de maio.
Fonte: Portal São Francisco
Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.
Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.
Comments