São Agatão

10 de janeiro

Papa siciliano (678-681) da Santa Igreja Apostólica fundada por Jesus Cristo, nascido em Palermo, na Sicília, que substituiu papa Dono no trono de São Pedro, e conhecido pela sua humildade, caráter e santidade de vida.


Membro de uma rica família siciliana, com a morte de seu pai vendeu toda sua herança e distribuiu o dinheiro com os pobres e ingressou na Ordem de São Benedito, na qualidade de leigo, no monastério de São Hermes, em sua cidade natal, seguindo uma vida exemplar de abnegação para com os seus semelhantes.


Antes do papado foi por muitos anos tesoureiro da Igreja e apesar de não ter os estudos necessários, o papa Dono considerava-o digníssimo de receber as ordens sacerdotais, e o consagrou (677), e mesmo sendo já um venerável ancião, o preparou para substituí-lo.


Eleito papa, conseguiu o importante apoio político do imperador Pogonato, extinguiu o cisma monotelista, convocou o VI Concílio Ecumênico em Constantinopla (680-681), o chamado Trulano por ter sido realizado no palácio imperial, em um salão sob esplêndida cúpula (= trullum), sob a presidência honorária do imperador.


Na presença de 174 conciliares, entre patriarcas, representantes e delegados, foram acolhidas todas as cartas do Papa com palavras de confiança, sob a conscientização de que São Pedro falava pela boca do papa, afirmação que o imperador repetia ao final de cada sentença.


Também cuidou muito da disciplina nos mosteiros, como no caso do arcebispo Vilfrido, em York, Inglaterra. Sentindo-se injustiçado com a perda de sua sede, recorreu ao papa e este, após convocar um sínodo, o reconduziu à sua Sé. O final de seu pontificado (680-681) foi marcado pela volta de uma terrível peste que a tradição conta só haver passado após uma promessa do papa a São Sebastião. Sendo o papa de número 79, morreu em Roma, já centenário, e foi substituído por São Leão II (682-683). É um dos santos comemorados no dia 5 de julho e também em 10 de janeiro.


Fonte: Portal São Francisco

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga nossas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

“Cristo é simultaneamente o conteúdo e a fonte do que a Igreja comunica ao proclamar o Evangelho”.

 

Aetatis Novae, Instrução Pastoral do Pontifício Conselho Para as Comunicações Sociais.