top of page

Santo Ivo

19 de maio

Santo Ivo (Yves Helory de Kermartin) nasceu nas proximidades de Treguier na Baixa Bretanha na França, em 17 de outubro de 1253. Aos 14 anos, foi à Paris onde cursou filosofia e teologia, direito civil e direito canônico. Ordenado sacerdote, por quatro anos foi juiz eclesiástico na diocese de Rennes.


Filho de família nobre, adotou uma vida de extrema pobreza e se caracterizou pela defesa gratuita dos pobres. Morreu em 19 de maio de 1303. Seu corpo foi sepultado na Catedral de Tréguier e foi o primeiro Santo a ser canonizado em processo regular em 1347. É o padroeiro dos advogados e da Magistratura, e sua festa é celebrada no dia 19 de maio, ficou conhecido como o “Advogado dos Pobres”.


Conta história que um dia, livrou uma pobre mulher da prisão quando lhe faltava apenas o veredicto final. Dois farsantes haviam entregue à ela uma mala com ouro e dinheiro, para que a guardasse e somente a entregasse na presença dos dois. Passados alguns dias, os ladrões levaram adiante o seu plano: o primeiro conseguiu que a mulher lhe entregasse a mala e o segundo a levou ao tribunal, acusando-a de roubo. Compadecido dela, Santo Ivo foi ao tribunal e disse: Esta mulher sabe onde se encontra a mala e está disposta a exibi-la. Pediram então que ela a mostrasse. Santo Ivo acrescentou: uma vez que a acusada somente pode devolver a mala na presença dos dois interessados, fica o demandante obrigado a apresentar o seu companheiro ao tribunal.


Santo Ivo conquistou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos. Ele próprio ia buscar nos castelos o cavalo, o carneiro roubado dos pobres sob o pretexto de impostos não pagos.


 

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

Comentarios


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page