Santo Almáquio

Atualizado: Jan 2

01 de janeiro

Também conhecido como Telemachus, Almachio, Almachius ou Almachus.

São Telêmaco foi um monge que, de acordo com o historiador da Igreja Teodoreto, tentou parar uma luta de gladiadores em um anfiteatro romano e foi apedrejado até a morte pela multidão.


O imperador cristão Honório, no entanto, ficou impressionado com o martírio do monge o que o estimulou a emitir uma proibição histórica das lutas de gladiadores.

A última luta de gladiadores conhecida em Roma foi em 1 de Janeiro 404 AD, pelo que esta é geralmente dada como a data do martírio de Telêmaco.


A verdadeira história é encontrada nos escritos de Teodoreto, bispo de Cyrrhus na Síria (393-457 AD). Teodoreto de História Eclesiástica abrange o período de tempo até 429 AD (início do século V). Nós a citamos aqui:


Teodoreto de Ciro (Cyrrhus na Síria), A História Eclesiástica


Livro V, Capítulo XXVI: de Honório Imperador e Telêmaco o monge.


"Honório, que herdou o império da Europa, colocou um fim aos combates de gladiadores que há muito haviam sido detidos em Roma. A ocasião de fazê-lo surgiu a partir da seguinte circunstância: um certo homem de nome de Telêmaco tinha abraçado a vida ascética. Ele havia saído do Oriente para habitar em Roma.


Lá, quando o espetáculo abominável estava sendo exibido, ele foi para o estádio, e desceu para a arena, esforçando-se para parar os homens que estavam armados um contra o outro. Os espectadores do abate ficaram indignados e inspirados pela fúria tríade do demônio que se delicia com essas ações sangrentas, apedrejaram o pacificador até a morte.

Quando o imperador admirável foi informado disto, contou Telêmaco no número dos mártires vitoriosos e colocou um fim a esse espetáculo irreverente."


Fonte: Sanctorum

Clique aqui para conhecer mais histórias de outras santas e santos.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo