top of page

Regionais da CNBB preparam CF 2024



Os Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já iniciaram sua preparação para a Campanha da Fraternidade (CF) 2024. Ação evangelizadora que expressa a Pastoral de Conjunto da Igreja no Brasil, a CF envolve em sua promoção e realização as diversas pastorais e serviços das comunidades paróquias e dioceses. No âmbito dos regionais da Conferência, os seminários são oportunidade para conhecer a proposta da CF e articular ações conjuntas no contexto local.


A maioria dos encontros contou com a assessoria do secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, de forma virtual ou presencial. Alguns regionais buscaram ressaltar as seis décadas de realização da CF em âmbito nacional e outros buscaram implementar a novidade de promover maior participação das forças comunicativas para impulsionar a campanha do próximo ano.


Confira como os regionais da CNBB tem se preparado:

 

Regional Nordeste 5 - No Maranhão, foram três dias de estudo com assessoria do secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen. Reunidos entre os dias 13 e 15 de outubro, representantes de oito das 12 (arqui)dioceses do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 5) participaram do Seminário Regional em preparação e animação para a Campanha da Fraternidade 2024. Na ocasião, foram apresentados aos participantes a dinâmica e os materiais de divulgação da CF. Após participarem do Seminário Regional, as equipes de campanhas das dioceses ficaram com a responsabilidade de realizar o repasse em suas dioceses, promovendo estudo, mobilização e divulgação do tema.


Regional Leste 2 - No Regional Leste 2, que compreende as arquidioceses e dioceses de Minas Gerais, o encontro foi realizado de forma virtual, entre os dias 16 e 18 de outubro, e reuniu 226 participantes. A assessoria também foi oferecida pelo padre Jean Poul Hansem, que aprofundou o primeiro ponto do texto-base – ver. O irmão Denilson Mariano, do Movimento Boa Nova, auxiliou na formação a partir das dimensões “iluminar e agir”. Assim, atenderam à proposta de refletir sobre a amizade social e o reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.


Regional Sul 4 - Em Santa Catarina, o Seminário foi transmitido pelas redes sociais, com realização entre os dias 17 e 19 de outubro, e também contou com assessoria remota do padre Jean Poul Hansen. Durante os três dias de formação, o Seminário seguiu a metodologia “ver, iluminar e agir”, baseado no texto-base da Campanha da Fraternidade para explorar o tema e o lema da CF 2024.


Regional Nordeste 4 - O evento preparatório para a CF 2024 no Piauí foi realizado de 20 a 22 de outubro, no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina. Os articuladores da CF nas dioceses piauienses contaram com a assessoria presencial do secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.


Regional Sul 1 - De 10 a 12 de novembro, representantes de todas as sub-regiões do Regional Sul 1 da CNBB reuniram-se em Jundiaí para o Encontro Estadual da Campanha da Fraternidade. Também participaram os coordenadores diocesanos da CF e representantes de organismos que trabalham a temática proposta durante o ano, como a Pastoral Universitária e a Pastoral da Juventude (PJ). Os trabalhos do final de semana incluíram o estudo de melhores formas de planejar as campanhas, atuando de forma mais estratégica e informacional, incluindo detalhes para buscar recursos não eclesiais e eclesiais, como o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).


Regional Sul 2 - Cerca de 30 pessoas, representando 13 das 18 arqui/dioceses do Paraná, estiveram reunidas nos dias 10, 11 e 12 de novembro, na cidade de Pitanga (PR), diocese de Guarapuava (PR), para o Seminário de Formação da Campanha da Fraternidade (CF) 2024. Assessorou o Seminário, o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen. Em entrevista, ele destacou o objetivo de preparar e formar multiplicadores, a fim de que a CF 2024 ocorra no estado da melhor forma possível. Ele ressaltou que a escolha do tema é fruto da reflexão dos bispos, buscando a compaixão e a conversão.

Leiga da arquidiocese de Curitiba (PR), Salete Bez, que também é assessora de Campanhas no Regional, disse que os participantes saíram muito fortalecidos e esperançosos do encontro, “no sentido de tentar constituir, onde ainda não há, a comissão diocesana da CF”. Para ela, isso é fundamental para que aquilo que foi pensado e proposto pela CNBB, pela equipe nacional, chegue nas nossas dioceses, em suas comunidades mais longínquas. Esse é um esforço que nós queremos e devemos fazer para que, de fato, a CF aconteça e produza frutos”, disse.

Para dinamizar o Seminário e ressaltar a importância da história das CFs, foram produzidos 8 banners, contendo todas as capas das CFs, desde 1964 até hoje. A iniciativa foi um destaque do encontro. Todos os participantes, em vários momentos, olhavam e buscavam recordar a partir de quando a CF faz parte da sua vida eclesial. Esses banners ficarão expostos, permanentemente, no Centro de Formação Juan Diego, em Guarapuava (PR).


Regional Norte 2 - Animadores da CF do Amapá e do Pará reuniram-se na sede do Regional, em Belém (PA), entre os dias 16 e 18 de novembro, para seu encontro de formação. Os participantes estudaram a carta encíclica Fratelli Tutti do Papa Francsico, sobre a amizade social e estudaram o texto-base da Campanha.

No último dia, foi feito o envio dos animadores para suas Igrejas Particulares.

O facilitador do encontro, padre Nazareno Carvalho, da diocese de Abaetetuba, evidenciou os elementos da CF 2024, destacando como exemplo a simplicidade do Papa Francisco em nortear a Igreja do mundo inteiro a fraternidade e Amizade Social para construir um mundo melhor, pacífico e com mais justiça. Também presente no encontro, padre Jean Poul destacou que a Igreja no Brasil quer fazer na Quaresma de 2024 um verdadeiro caminho de reconciliação consigo, com o próximo e com o mundo e assim se reconciliar com Deus, pois Ele não é a favor da divisão pela qual a sociedade passa.


Regional Nordeste 2 - As dioceses do Regional Nordeste 2 da CNBB deram início à caminhada para a vivência da CF 2024 nos dias 5 e 6 de dezembro. Contando 70 dias até o lançamento, na Quarta-feira de Cinzas, as igrejas particulares de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte promoverão uma série de ações de animação iluminadas pelo tema “Fraternidade e Amizade Social”. O Seminário de Mobilização e Formação foi o primeiro passo. Promovido pela Equipe de Campanhas do Nordeste 2, reuniu os responsáveis pela CF e comunicadores diocesanos das quatro províncias eclesiásticas, no Convento Carmelita de Camocim de São Félix (PE).

Foram realizadas três conferências que abordaram o documento a partir das perspectivas do “Ver”, “Iluminar/Julgar” e “Agir”. As palestras foram conduzidas pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE) e referencial para as campanhas na CNBB NE 2, dom Paulo Jackson, e pelo membro da Equipe de Campanhas da CNBB NE 2 padre Matias Soares, da arquidiocese de Natal. Depois das conferências, os participantes se organizaram em grupos para aprofundar o debate e partilhar as experiências. A programação contou também com momentos de espiritualidade.


Regional Sul 3 - Agentes de diversas pastorais do Rio Grande do Sul estiveram reunidos no dia 7 de dezembro para o Seminário Regional da Campanha da Fraternidade. O encontro reuniu cerca de 60 pessoas que durante o dia aprofundaram o tema da CF 2024: Fraternidade e Amizade Social. A atividade é uma proposta de continuidade do processo de articulação e formação para a Campanha da Fraternidade de 2024, já iniciado no dia 14 de novembro, com a live que apresentou o texto-base da CF, com a assessoria do pe. Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB.


Com informações: cnbb.org






Comments


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page