Buscar

Papa Urbano VI

202º Papa Igreja Cristã Romana (1378-1389)


Bartolomeo Prignano nasceu em Nápoles, eleito como Urbano VI em 18 de agosto (1378) como sucessor de Gregório XI (1370-1378), o primeiro papa romano durante o Cisma do Ocidente. Ainda jovem decidiu-se pela carreira eclesiástica e mudou-se para Avignon, onde se cercou de muitos amigos poderosos.


Foi consagrado arcebispo de Acerenza, no Reino de Nápoles (1364-1377), sendo em seguida transferido para a sede do arcebispado de Bari, na costa do Adriático, por ordem de Gregório XI.


Com a morte de Gregório, apresentou-se ao conclave como candidato à tiara papal, por ser súdito da Rainha Juana I de Nápoles e, apoiado pelos cardeais italianos e pela opinião pública romana, foi eleito substituto. A eleição do arcebispo de Bari, foi seguida pela rebelião dos treze cardeais franceses que, reunidos em Fondi, contrapuseram-lhe um antipapa Robert de Genève, que se autodenominou de Clemente VII. Começava assim a sucessão dos antipapas de Avinhão, o cisma do Ocidente, que durou 40 anos.


Papa de número 202, morreu em 15 de outubro (1389), em Roma, aparentemente envenenado pelos romanos, e foi sucedido por Bonifácio IX (1389-1404).


Com informações do Portal São Francisco.


Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo