Buscar

Papa Dâmaso II

151º Papa da Igreja (1048)

Nascido na Baviera, eleito em 17 de julho (1048) como sucessor de Benedito IX (1047-1048) por vontade do imperador Henrique III, da Alemanha, cujo brevíssimo pontificado durou apenas por 23 dias, entre julho e agosto, após expulsar de Roma e obter a renúncia do arrependido Bento IX, que para reparar seus defeitos, voluntariamente fez penitência e entrou para um mosteiro da Alemanha onde ficaria até morrer.


Ignora-se a data exata de seu nascimento e dados sobre sua formação, mas parece ter sido de origem nobre e seguiu a carreira eclesiástica.


Era bispo de Brixen, Tyrol, quando foi eleito em 17 de julho para substituir, na realidade o papa morto Clemente II (1046-1047), segundo a vontade aceita pelo imperador alemão, e deixou o pontificado no dia 9 de agosto seguinte, sendo papa somente 23 dias: Também renunciou ao pontificado e retirou-se para a Palestina, onde morreu logo depois provavelmente vitimado pela malária.


O papa de número 151 foi sucedido por um primo de Henrique III e homem de confiança do Imperador, de nome Bruno de Egisheim e Dagsburgo, que viria a ser o São Leão IX (1049-1054). Com sua morte, a considerada idade das trevas da Igreja chegou ao fim.


Fonte: Portal São Francisco


Clique aqui para conhecer outros Papas da Igreja Católica.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo