top of page

Padres da Guiné-Bissau chegam ao Brasil

Eles percorrerão as dioceses do Regional Sul 2 da CNBB para uma visita pastoral

Na manhã desta quarta-feira, 02 de agosto, ocorreu o desembarque no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), dos padres guineenses Paulo de Pina Araújo e Luís Paulo da Costa Monteiro. Ambos são membros da diocese de Bafatá, na Guiné-Bissau, África, onde a Igreja do Paraná mantém a Missão Católica São Paulo VI.


Os padres foram calorosamente recepcionados por importantes membros da comunidade religiosa, incluindo o presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP-PR), padre Emerson Lipinski, o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, o colaborador responsável pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), Edson da Costa Pereira, e representantes do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) da paróquia Nossa Senhora Aparecida do Xingu, pertencente à diocese de São José dos Pinhais (PR).


Essa visita dos padres foi cuidadosamente promovida e articulada pela CRP, com o objetivo de fortalecer os laços entre o clero da diocese de Bafatá e o clero das dioceses do Paraná. Desde o ano de 2019, a CRP-PR assumiu o projeto: "Mostrai-vos solidários com os irmãos" (Rm 12,13), no qual realiza, durante a Semana Santa, uma coleta espontânea e livre entre os padres do Paraná para auxiliar os padres na Guiné-Bissau.


Durante sua estadia, que se estenderá até o dia 30 de agosto, os dois padres terão uma programação repleta de atividades, percorrendo várias arqui/dioceses do Paraná. Terão a oportunidade de conhecer de perto a realidade da pastoral presbiteral, participando de encontros com diversas pastorais, movimentos e organismos. Além disso, desfrutarão de momentos de confraternização e também realizarão passeios turísticos e culturais.


Um dos pontos altos da visita será a participação dos padres no Encontro Regional de Presbíteros, que acontecerá em Toledo (PR), nos dias 21 a 25 de agosto. Nesse evento, eles terão a chance de interagir e trocar experiências com padres de todas as dioceses do Paraná, além de se beneficiarem de oportunidades de formação.


Que essa visita seja repleta de frutuosos momentos de união, aprendizado e partilha entre os padres guineenses e os membros da comunidade religiosa do Paraná. Que essa colaboração solidária continue fortalecendo os laços da Igreja e contribuindo para um mundo mais justo e fraterno.


Confira o vídeo da recepção no Aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais-PR:




Com informações do site da CNBB-Regional Sul 2

Commentaires


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page