Buscar

Ordem de São Jerônimo

A Ordem de Jerônimo é uma instituição monástica, de tendências puramente contemplativas, que na solidão e no silêncio, em oração assídua e penitência animosidade, visa levar seus monges à união com Deus, conscientes, por outro lado, de que quanto mais intensa esta união é sua própria doação na vida monástica, mais esplêndida a vida da Igreja torna-se e mais vigorosa e frutuosa seu apostolado. Hoje em dia nossas vidas estão migrando para os meios urbanos, somos chamados a viver esse modelo de vida em nossos lares, adaptando a uma regra de vida e suas respectivas vigências.

Neste clima, a vida do monge Jerônimo se desenvolve dedicando a manhã ao trabalho, um meio normal para atender às suas necessidades, para ajudar o irmão em necessidade e para manter o equilíbrio interior. A tarde está disponível para se dedicar assiduamente a exercícios de vida contemplativa e intelectual: ler a oração, estudar... E no decorrer do dia, santificando todas as horas, a celebração cantada da Liturgia das Horas - louvores divinos - e a Missa Conventual, a ocupação primordial do Jerônimo, que guia todo o seu modo de vida, suas leis e costumes.


Por outro lado, a hospitalidade para aqueles que desejam compartilhar a vida do mosteiro, ou mosteiro urbano, adaptado a nossa realidade e um novo modelo de vida a ser realizado por alguns dias é a forma mais expressiva da caridade do monge com seu vizinho.


Fonte: Ordem São Jerônimo

Clique aqui para conhecer outras congregações e ordens religiosas.

4 visualizações0 comentário