Nossa Senhora do Equilíbrio


No verão europeu de 1967, um monge, enquanto meditava, pela manhã, vinha-lhe continuamente à imaginação a palavra EQUILÍBRIO. No mesmo dia, colocando em ordem alguns objetos fora de uso, eis que lhe cai em mãos uma placa de bronze com o relevo de uma orante: é a ALMA AEQUILIBRII MATER – SANTA MÃE DO EQUILÍBRIO.


Reproduzida a cores sobre tela pelo Frei Armando Panniello, a venerada imagem vem hoje conservada na Abadia Cisterciense de Frattocchie (Roma), sede central de sua difusão.


O papa Paulo VI, tendo recebido a cópia desta imagem, em setembro de 1968, radiante de alegria exclama:


“Santa Maria do Equilíbrio!… Ah! Justamente Aquela que precisamos! Não existe data para festeja-la, pois de manhã à noite deve ser invocada”.

Com certeza, o papa Paulo VI foi inspirado ao fazer esta declaração, pois hoje mais do que nunca, o mundo precisa do equilíbrio. E Maria, como em todas as virtudes também neste ponto é exemplo vivo para nós. De fato, se observamos com atenção a narrativa evangélica, vemos que da Anunciação aos pés da Cruz as atitudes da Mãe de Jesus relevam o equilíbrio perfeito. Por isso, nas horas difíceis da vida, digamos-lhe com confiança: Santa Mãe do Equilíbrio, roga a Deus por nós e concede-nos a graça do Equilíbrio.


Oração

Virgem Mãe de Deus e dos homens, MARIA. Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Dai-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações. Alcançai-nos a graça de compreender e viver a palavra de Deus. Concedei-nos que, pela Oração, Amor e Fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice¿, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, Hierarquia e fiéis. Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com Equilíbrio, a nossa Fé, na Esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal Proteção.

Divino Espírito Santo, que deste a Maria todo equilíbrio emocional e físico, dai-nos a graça de abandonar em vós nossos sentimentos e emoções, desejos e aspirações, a amar acima de tudo a Deus e não querer nada que me prejudique nem me afaste da Sua Vontade. Dai-nos a graça da paciência nas demoras, do discernimento para procurar as pessoas certas que nos ajudem, da cura de nossas feridas emocionais provocadas pela falta do amor verdadeiro e de escolhas erradas. Queremos abandonar aos pés daquele que tudo pode transformar e equilibrar: “Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós”. (I Pedro 5,7).


Fonte: Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio

Clique aqui para conhecer outros títulos de Nossa Senhora.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga nossas redes sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

“Cristo é simultaneamente o conteúdo e a fonte do que a Igreja comunica ao proclamar o Evangelho”.

 

Aetatis Novae, Instrução Pastoral do Pontifício Conselho Para as Comunicações Sociais.