Buscar

Nossa Senhora do Bom Sucesso

02 de fevereiro

O título é compartilhado por diversas imagens de Nossa Senhora ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas e venerada até os dias de hoje se encontra na Bélgica e tem uma história um tanto quanto complexa.


Em 1625 a imagem foi colocada aos cuidados do regente espanhol dos Países Baixos, que, por sua vez a enviou à Igreja Agostiniana de Bruxelas em 1626. Quando expulsos da Igreja no ano de 1814, os agostinianos levaram a imagem para uma capela especial, construída em 1852 na igreja paroquial de Finisterre, na Bélgica.


Outros relatos localizam a imagem em Bruxelas já no ano de 1436, desaparecendo por um lapso de tempo até o século XVII, quando trouxe a vitória ao exército belga-espanhol contra os protestantes holandeses no ano de 1631. Nesse mesmo ano a imagem teria chegado à Bélgica vinda de barco da Escócia.


A imagem de Nossa Senhora, carregando o Menino Jesus com seu braço direito, foi feita no estilo flamenco e data do final do século XV. Com a sua mão esquerda Maria empunha um cetro de prata. Outros nomes da imagem são: “Our Lady of Good Success”; “Notre Dame du Bon Succès”; “Our Lady of Aberdeen”; “Our Lady of Good Succor”; “Our Lady of Good Events”; “Virgen de la Buena Suerte”; “Our Lady of Good Luck” e “Virgen del Buen Suceso”. É comemorada todos os anos no dia 9 de julho. É reconhecida como a padroeira dos marinheiros, e de uma morte tranquila e pacífica, assim como do bem-estar e da segurança.


Em Quito, no Equador, “Nossa Senhora do Bom Sucesso” apareceu a Mariana de Jesús Torres no Convento Concepcionista no dia de 1584. A Mãe de Deus pediu à monja que uma estátua fosse feita retratando-a e advertiu sobre uma severa crise da Igreja e da sociedade nos séculos XIX e XX.


No dia 2 de Fevereiro de 1611 a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus em seu braço direito foi oficialmente abençoada pelo Bispo e colocada acima da cadeira da Abadessa do Convento, e é conhecida como “Maria do Bom Sucesso da Purificação”.


Mariana morreu no dia 16 de janeiro de 1635. Em 1906, quando se empreendeu uma obra de remodelação do Convento, o túmulo da madre Mariana foi aberto. Seu corpo e seu hábito foram encontrados incorruptos. O Bispo Ribera de Quito consagrou a imagem de Nossa Senhora no dia 2 de fevereiro de 1610. Essa data permaneceu, desde esse momento, como o dia oficial da sua festa.


O título de “Nossa Senhora do Bom Sucesso” também foi muito importante na fundação e expansão do apostolado dos irmãos obregones (Mínima Congregação dos Irmãos Enfermeiros Pobres), fundados por Bernardino de Obregón no ano de 1568 e aprovados pelo Núncio Papal Cardeal Décio Carafa no ano de 1569.


Oração

Nossa Mãe e Senhora, vede como o mal invade tudo: corações, famílias, sociedade, nosso país. As crianças não caminham mais p