Nossa Senhora de Limerick

Primeiro domingo de outubro

A estátua de Nossa Senhora de Limerick chegou pela primeira vez a essa cidade irlandesa em 1640, como um presente de Patrick Sarsfield e sua esposa Eleanor. Patrick havia comprado a estátua no continente e a presenteado em reparação pelo martírio de Sir John Burke de Brittas, capitão do Clanwilliam. Foi o tio de Patrick, o juiz Dominic Sarsfield, quem condenou Sir John à morte. Sir John era membro da Confraria do Rosário ligada aos Dominicanos de Limerick City. Amava a Ordem e promovia o Rosário na família e na localidade. Todos os anos ele convidava os dominicanos a celebrar a missa em sua casa, o Castelo de Brittas. E por ter a Santa Missa celebrada em segredo foi condenado à morte e seus bens confiscados no Ato de Liquidação de 1653.


Patrick Sarsfield doou a estátua e um cálice de prata datado de 1640 para os frades de Limerick e ele os inscreveu com o nome de sua esposa e o seu em reparação pelo pecado de seu tio, o juiz Dominic Sarsfield. Eles foram apresentados ao pe. Terence Albert de Brian, O.P. que mais tarde se tornaria Bispo de Emly e morreria pela fé na cidade de Limerick em 30 de outubro de 1651.


Durante o cerco de Limerick em 1651, a estátua da Virgem foi removida e, de acordo com a tradição, foi enterrada ao lado dos restos mortais do Bispo martirizado O'Brien.


Em 1780, quando os dias de perseguição haviam passado, os dominicanos construíram uma pequena capela em Fish Lane para substituir uma igreja anterior destruída por forças anticatólicas.


A estátua foi recuperada de sua sepultura terrestre e recebeu um lugar de honra ao lado do altar principal. Quando os dominicanos inauguraram a Igreja de São Salvador em Perry Square, em 1816, a estátua foi trazida em procissão e entronizada em seu próprio altar rodeado por imagens dos santos dominicanos. Em 1954, a Virgem e o Menino foram coroados com uma tiara de ouro, pérolas e diamantes, todos doados pelas mulheres de Limerick, com o resultado de que ricos e pobres tiveram parte nas graças que fluem do tesouro de Nossa Senhora de Limerick. A estátua de Nossa Senhora de Limerick é quase em tamanho natural. Em seu braço repousa o Menino Jesus; enquanto um longo rosário de prata, com uma cruz tubular antiga, se estende da mão direita.


Nossa Senhora do Rosário de Limerick, presente em reparação pelos pecados do homem, vela pela sua amada cidade e pelo seu povo até hoje. O amor de uma mãe nunca termina, e pedimos sua intercessão sobre os filhos de Deus neste mundo moderno e em mudança.


Fonte: Dominicanos - Província da Irlanda

Clique aqui para conhecer outros títulos de Nossa Senhora.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo