Nossa Senhora de Arcachon

Atualizado: 4 de Nov de 2020

25 de março

Em 1522, um frade franciscano de Bordeaux deixou a cidade e rumou para o sul. Ao orar no topo de uma duna, em frente ao oceano, ele notou dois navios que estavam em perigo iminente de naufrágio.


Ele imediatamente se ajoelhou e orou pelos marinheiros. O mar ficou calmo e os navios voltaram para seu rumo. Foi quando Thomas Illyricus encontrou uma pequena estátua da Virgem Maria e do Menino Jesus que foi arrastada pelas ondas. Ele o pegou e decidiu construir uma capela de madeira para abrigá-lo.


Desde que foi construída, a capela passou por várias turbulências. Em 16 de janeiro de 1624, quando era apenas um oratório na costa de Bernet, foi totalmente destruída por uma tempestade. Os seguidores construíram uma nova capela de pedra para abrigar a imagem de Nossa Senhora, mas desta vez ela foi engolida pela areia, em 1721. Apenas um ano depois, uma terceira construção foi construída e ampliada em 1858, encerrando-a na Basílica de Nossa Senhora de Arcachon. Além desses contratempos sucessivos, a capela também foi saqueada por piratas ingleses no século 16, por bandidos em 1789 e sofreu um incêndio criminoso em janeiro de 1986.


A Festa de Nossa Senhora de Arcachon é realizada no dia 25 de março de cada ano, é o dia em que a cidade celebra Maria, sua padroeira. Tudo começa com a missa matinal na Basílica. Os seguidores saem com uma rosa amarela na mão e iniciam uma procissão que leva à “Croix des Marins” (a Cruz dos Marinheiros) e ao cais da Capela. Ao chegarem lá é feito uma homenagem aos marinheiros que morreram no mar.


Fonte: Site Arcachon

Clique aqui para conhecer outros títulos de Nossa Senhora.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo