top of page

Maio: orações aos grupos eclesiais

Os movimentos eclesiais são grupos de pessoas comprometidas com o apostolado

No mês de maio, a intenção de oração é pelos movimentos e grupos eclesiais, de acordo com convite feito pelo Papa Francisco. Em mensagem divulgada em vídeo, Francisco afirma que “os movimentos renovam a Igreja com a sua capacidade de diálogo a serviço da missão evangelizadora”.


O convite é pedir que os movimentos e grupos eclesiais redescubram cada a sua missão evangelizadora, pondo os próprios carismas a serviço das necessidades do mundo. “Os movimentos eclesiais são um dom, são a riqueza da Igreja. Os movimentos renovam a Igreja com a sua capacidade de diálogo a serviço da missão evangelizadora”, afirma o Papa.


Os movimentos eclesiais são grupos de pessoas comprometidas com o apostolado, com seu próprio carisma, que o Espírito Santo distribui para o bem comum da Igreja. Formados principalmente por fiéis leigos, a busca de um encontro pessoal com Cristo os une e, ao mesmo tempo, são encorajados a entrar em diálogo com as mulheres e os homens de hoje, onde quer que estejam, a serviço do anúncio do Evangelho.


COMUNHÃO - Os movimentos eclesiais redescobrem cada dia, no seu carisma, novas maneiras de mostrar a atratividade e a novidade do Evangelho. Como disse o Papa São João Paulo II: “cada movimento é diferente do outro, mas todos estão unidos na mesma comunhão e para a mesma missão”, sem esquecer que “os verdadeiros carismas não podem deixar de apontar para um encontro com Cristo”.


Francisco convida os movimentos a trabalharem sempre a serviço dos bispos e paróquias: “rezemos para que os movimentos e grupos eclesiais redescubram cada dia a sua missão, uma missão evangelizadora, e que possam colocar os seus próprios carismas a serviço das necessidades do mundo: a serviço”.


MISSÃO - O vídeo divulgado com a mensagem do Papa, feito em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida narra episódios de suas vidas, em contextos muito diferentes. Há, por exemplo, os escoteiros portugueses em peregrinação com a cruz da Jornada Mundial da Juventude e os Neocatecumenais engajados na evangelização nas ruas das cidades americanas.


Traz também os missionários Shalom em Madagascar e os de Comunhão e Libertação, nas Filipinas; Novos Horizontes, com as famílias das favelas brasileiras e a Comunidade Papa João XXIII, com as famílias do Quênia; Santo Egídio acolhendo os refugiados da Líbia que chegam através dos corredores humanitários e os Focolares limpando as praias poluídas do sudeste asiático.


ASSISTA AO VÍDEO COM A MENSAGEM DO PAPA:


Comments


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page