Igreja tem nova diocese, em Araguaína (TO)
A mais nova diocese da Igreja Católica do Brasil fica em Araguaína, no Tocantins, e foi instalada canonicamente no último sábado (15), durante missa solene na catedral provisória de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A diocese foi criada em janeiro deste ano.
“A criação da nova diocese coloca o povo mais próximo do seu pastor e a Igreja mais próxima do povo, de seus sonhos e aspirações”, disse dom Giovane Pereira de Melo, o primeiro bispo diocesano de Araguaína e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Dom Giovane falou também do programa pastoral diocesano, a partir da perspectiva eclesial da sinodalidade. E reafirmou o compromisso com a defesa da Casa Comum, do bioma cerrado, da terra, das águas e dos povos originários. Localizada na Amazônia Legal, a Diocese de Araguaína foi desmembrada das dioceses de Tocantinópolis e Miracema do Tocantins.
A nova diocese terá uma população estimada em 308 mil habitantes, distribuídos em 19 munícipios do meio-norte tocantinense. Terá 22 paróquias, 18 padres diocesanos, 13 padres religiosos, 8 diáconos permanentes, 12 seminaristas e 15 religiosas.
Com informações e imagem: cnbb.org.br
Comments