top of page

Fotos do Brasil em mostra na Praça São Pedro


A colunata esquerda da Praça São Pedro, no Vaticano, virou área expositiva nesta terça-feira (2) para receber a mostra “Choro das Mulheres”, coletânea que reúne 26 fotos de oito fotógrafos internacionais. Três das fotos que compõem a mostra foram tiradas no Brasil. As fotos, que ficarão expostas até o fim deste mês, refletem dores e angústias de mulheres ao redor do mundo.


“É um sinal de como a Igreja hoje quer abraçar todas as mulheres do mundo, crentes e não crentes, e dar-lhes visibilidade, transformar, melhorar suas vidas, a de suas famílias, a de seus povos”, afirmou a presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas, Maria Lia Zervino, durante a abertura da exposição.


Uma das fotos produzidas no Brasil, de autoria do fotógrafo Sebastiano Rossitto, traz quatro mulheres da mesma família seguindo de barco para um cultivo de mandioca no coração da Amazônia. O mesmo fotógrafo tem outra obra exposta, o registro de um grupo de meninas dançando no meio de uma comunidade bastante carente na Paraíba.


A curadora da mostra, Lia Beltrami, contou que as meninas paraibanas registradas enquanto dançavam foram convidadas a visitar a mostra no próximo dia 24. Elas vão dançar entre as fotos e entregar um presente ao Papa Francisco. “Em um mundo marcado por profundas divisões, a arte pode oferecer um lar comum onde podemos nos reunir como uma humanidade unida em harmonia”, disse.


CEGUEIRA - “As imagens que compõem a exposição têm a força, o poder de nos obrigar a parar, a ver”, afirmou Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação. “Elas põem em movimento algo que não para. E que certamente é diferente para cada visitante, para cada olhar. Elas nos questionam. Não oferecem respostas. Mas nos colocam diante da nossa cegueira”, acrescentou.


Com informações e imagens: vaticannews.va

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page