Finados: guerra é sempre uma derrota, diz Papa
Foto: Vatican Media
Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (2) a missa de Comemoração de todos os Fiéis Defuntos no Cemitério de Guerra de Roma, entre os túmulos dos que morreram na guerra. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes. O Papa recordou a tenra idade dos caídos e expressou sua tristeza: "Tantos mortos inocentes, tantas vidas ceifadas, as guerras são sempre uma derrota. Não há vitória total". Ele exortou a pedir a Deus o dom da paz.
"Hoje, pensando nos mortos, pedimos ao Senhor a paz para que as pessoas não se matem mais nas guerras. Muitos inocentes mortos, muitos soldados que ali perdem a vida. Isso porque as guerras são sempre uma derrota. Sempre", disse Francisco. O Santo Padre levou um buquê de flores brancas e circulou pelo gramado onde estão as 426 lápides do Cemitério de Guerra de Roma, espaço criado pelo arquiteto Louis de Soissons, após a 2ª Guerra Mundial, no bairro Testaccio.
Cerca de 300 pessoas participaram da celebração, entre sacerdotes, familiares, idosos, militares e autoridades. "Esta celebração nos traz dois pensamentos: memória e esperança . "Memória daqueles que nos precederam, que fizeram suas vidas, que terminaram suas vidas. Memória de tantas pessoas que nos fizeram bem, familiares, amigos, memória também daqueles que não fizeram tanto bem, mas que na misericórdia de Deus foram acolhidos, a grande misericórdia do Senhor", disse Francisco.
Com informações: vaticannews.va
Comments