top of page

Economia de Francisco: evento anual em outubro


Está marcado para 6 de outubro próximo o quarto encontro anual global dos jovens economistas, agentes de mudança e empreendedores da Economia de Francisco (EdF), com transmissão ao vivo de Assis, na Itália. A proposta do encontro é relatar iniciativas, ideias e processos lançados e amadurecidos ao longo do tempo e também estabelecer metas para 2024.


Cerca de um ano após o evento em Assis, em setembro de 2022, o encontro intitulado "The 25th hour. EoF (on air) Global Gathering" tentará, explicam os organizadores, "transmitir histórias, sonhos, vocações e experiências que fazem parte do capital da Economia de Francisco e que têm uma voz e um rosto em cada um dos jovens protagonistas dessa comunidade global".

A economia global está vivendo um momento difícil, argumentam os organizadores: "a guerra na Europa e as muitas guerras no mundo, o agravamento da crise ambiental, as crescentes e novas desigualdades são desafios que estão se tornando cada vez mais sérios e urgentes, sobre os quais precisamos nos confrontar para encontrar e propor soluções".


Um dos principais desafios, para os promotores da EdF, "é a necessidade de novas narrativas. A reflexão sobre a importância de refundar os capitais espirituais e narrativos do nosso tempo acompanhou a comunidade Economia de Francisco ao longo de 2023, porque, lembram os organizadores: "sem transformar as experiências em histórias, os fatos não se tornam fenômenos sociais, correm o risco de permanecer fatos mudos. Os eventos coletivos começam quando tentamos contá-los a alguém que queira nos ouvir".


Juventude - Em preparação para o evento de outubro, os jovens também foram convidados a se envolver em um exercício narrativo por meio de um concurso intitulado "As histórias que somos", abertos a uma variedade de expressões narrativas e artísticas. Como é tradição, o evento será transmitido da cidade do Pobrezinho, a sede ideal da EdF, e precisamente do Teatro do Instituto Serafico em Assis, na forma de uma web-rádio. O programa contará com a participação de jovens conectados de todo o mundo que compartilharão suas histórias e talentos a serviço de "uma economia com alma".

"A Ordem Serafica, na EoF, levanta a voz dos mais frágeis, porque é justamente através de suas dificuldades que amadurecem novas visões capazes de dar impulso e renovação à sociedade e à economia", sublinha Francesca Di Maolo, presidente do Instituto de Assis. "Aos jovens da EdF", esclarece, "pedimos exatamente isso: manter nos olhos e no coração os rostos daqueles que mais precisam de ajuda, para redesenhar um mundo justo, equitativo e não mais excludente".

Nova ecologia - A Economia de Francisco é um dos processos desejados e iniciados pelo Papa Francisco (em 1º de maio de 2019), que publicará uma segunda parte da Laudato Si' em 4 de outubro deste ano. "Uma encíclica", lembram os organizadores, "que para muitos jovens da EdF representou um marco cultural e espiritual de grande referência. No dia 6 de outubro, portanto, será interessante para a 'geração EdF' reunir suas primeiras reflexões para discutir e destacar os passos dados no compromisso de construir uma economia integral junto com uma nova ecologia".

Com informações e fotos: vaticannews.va

Comments


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page