top of page

Vaticano publica texto-base para Sínodo de outubro



O Vaticano apresentou nesta terça-feira (20) o documento que será a base para o trabalho dos participantes do Sínodo sobre a Sinodalidade, programado para outubro deste ano, com término em 2024. O documento, Instrumentum laboris, reúne a experiência das dioceses de todo o mundo nos últimos dois anos, a partir de 10 de outubro de 2021, quando o Papa Francisco deu início ao Sínodo. É composto por um texto e quinze fichas de trabalho que trazem uma visão dinâmica do próprio conceito de “sinodalidade”.


O documento está dividido em duas macro-seções”: uma destaca a experiência desses dois anos e o caminho a seguir para se tornar uma Igreja cada vez mais sinodal; a outra, intitulada Comunhão, Missão, Participação, destaca as questões ligadas aos três temas principais: crescer em comunhão, acolhendo a todos, sem excluir ninguém; reconhecer e valorizar a contribuição de cada pessoa batizada em vista da missão; identificar estruturas e dinâmicas de governança por meio das quais articular ao longo do tempo participação e autoridade em uma Igreja sinodal missionária.


Neste contexto, o documento traz “o desejo de uma Igreja cada vez mais sinodal também em suas instituições, estruturas e procedimentos”. E acrescenta: "uma Igreja sinodal também é uma Igreja de encontro e diálogo com os crentes de outras religiões e outras culturas e sociedades. É uma Igreja que não tem medo da variedade, mas a valoriza sem forçá-la à uniformidade. Sinodal é, então, a Igreja que se nutre incessantemente do mistério que celebra na liturgia, durante a qual “faz experiência todos os dias de radical unidade na mesma oração, mas na diversidade de línguas e ritos.


Clique (aqui) e veja o documento em português.


Com informações: cnbb.org


Comments


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page