top of page

Curso sobre o Diretório de Comunicação

Serão 5 aulas com a equipe responsável pela atualização do Documento 99



O curso é uma iniciativa da Pascom Brasil em colaboração com as Edições CNBB, através do Grupo de Trabalho (GT) Formação. Serão ministradas cinco aulas ao vivo nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto, das 19h30 às 21h30 (horário local), e essas aulas ficarão gravadas para acesso posterior. O curso será on-line na plataforma de Cursos das Edições CNBB e tem um custo de R$25,00.

O objetivo do curso é abordar as principais atualizações do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (DCIB), organizando o conteúdo em blocos temáticos com base nos capítulos do documento. Essas atualizações são provenientes do trabalho realizado pela equipe responsável pela atualização do Documento 99 – Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, a qual fez parte do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB de 2019 a 2023.

O curso é ideal para agentes da Pastoral de Comunicação, estudantes, fiéis religiosos, para aqueles que trabalham com Comunicação nas Igrejas particulares do Brasil ou qualquer pessoa que queira atualizar seus conhecimentos sobre o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil.

A primeira aula, que ocorrerá em 03/08, terá como tema "Introdução: história do DCIB e as principais alterações". Nessa aula, os assessores Ricardo Alvarenga e Moisés Sbardelotto apresentarão o histórico de construção do Diretório de Comunicação, valorizando a trajetória do processo realizado, e abordarão o contexto das alterações, incluindo mudanças no campo comunicacional, influências do magistério do Papa Francisco, percurso sinodal, entre outros. Também explicarão como o DCIB conceitua a comunicação.

A segunda aula, programada para 10/08, terá como foco os capítulos 1, 4 e 8 do DCIB, relacionando a Igreja com a sociedade e suas implicações éticas e políticas na prática pastoral. Os assessores Aline Amaro e Ricardo Alvarenga conduzirão essa sessão.

Na terceira aula, agendada para 17/08, serão abordados os fundamentos teológicos da Comunicação, a vivência da fé e o protagonismo dos leigos e leigas na comunicação evangelizadora, com reflexões sobre os capítulos 2, 3 e 5. Os assessores responsáveis são Aline Amaro e Andréia Gripp.

A quarta aula, prevista para 24/08, enfocará os capítulos 6, 7 e 9 do DCIB, destacando aspectos relacionados à cultura da mídia, ao ambiente digital e ao papel da educomunicação. Os assessores encarregados dessa aula são a Irmã Joana Puntel e Mozahir Salomão.

Por fim, a quinta e última aula, que ocorrerá em 31/08, aprofundará o aspecto pastoral da comunicação, compreendendo seus eixos e abordando a organização da Igreja no Brasil. Além disso, serão propostas ideias para a difusão do Diretório por meio de estudos dirigidos e grupos de estudo. Os assessores Marcus Tullius e Moisés Sbardelotto conduzirão essa aula.

Participando desse curso, você terá a oportunidade de se aprofundar nas principais atualizações do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, tendo acesso a conteúdos organizados por temas específicos em cada aula.


Clique aqui para acessar a plataforma de cursos da CNBB.

コメント


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page