top of page

Curitiba terá 116 tapetes na festa de Corpus Christi


Foto: Carol Percegona/Arquidiocese de Curitiba


Curitiba poderá ter em 8 de junho próximo uma das maiores celebrações de Corpus Christi no país, com a confecção já confirmada de 116 tapetes, ao longo de um trecho de aproximadamente dois quilômetros, entre a Praça Tiradentes, no coração da cidade, onde está localizada a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e o Centro Cívico, ponto de chegada da tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento.


A celebração de Corpus Christi, uma das maiores e mais antigas festas da Igreja Católica, tem nos tradicionais tapetes coloridos um dos pontos altos de sua programação. Os tapetes são uma manifestação da criatividade e união das paróquias, comunidades e movimentos. Os desenhos e frases estampados nas ruas costumam ser feitos com os mais diversos materiais, como serragem, papéis coloridos e pedras tingidas.


As estampas mais tradicionais estão ligadas à Eucaristia - pão, trigo, uvas, vinho, cálice e hóstia -, às vocações, aos padroeiros das comunidades, ao Espírito Santo e Nossa Senhora. A confecção dos tapetes começa logo cedo, às 8 horas, e segue normalmente até o meio-dia. Às 15 horas, acontece a Santa Missa, na Praça Tiradentes, a ser celebrada pelo arcebispo metropolitano, dom José Antônio Peruzzo.


Logo depois da missa, terá início a procissão com o Santíssimo Sacramento, que segue pela avenida Cândido de Abreu até a praça Nossa Senhora da Salette, percorrendo o trajeto decorado com os tapetes. Outras atividades também acontecem ao longo do dia, como a tenda de confissões, espaço para adoração e atendimento a moradores em situação de rua da região central, que recebem um kit lanche.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CORPUS CHRISTI


8h – Início da montagem do tapete com a presença de Dom Peruzzo.

9h – Saída para os hospitais e instituições sociais com a presença de Dom Reginei.

12h – Encerramento das visitas.

14h – Início do Show no palco da Praça Tiradentes

15h – Início da Santa Missa na Praça Tiradentes.

16h15 – Procissão do Santíssimo Sacramento até o Palácio Iguaçu.

17h40 – Chegada na Praça com Bênção do Santíssimo.

18h30 – Show com Padre Reginaldo Manzotti


Com informações: arquidiocesecuritiba.org.br

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page