top of page

Começa Semana da Comunicação



Começa nesta terça-feira (16) a Semana da Comunicação 2023, promovida por setores comunicativos da Igreja no Brasil. O ponto alto da programação será a celebração no domingo (21) do 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que tem por tema “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4,15)”, de acordo com mensagem divulgada pelo Papa Francisco. As atividades da semana serão transmitidas pelo canal da CNBB no YouTube.


A programação terá início às 20 horas desta terça-feira, com um momento oracional e o lançamento da edição atualizada do Documento 99 da CNBB, que é o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Estarão presents o bispo de Campo Limpo e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Valdir José de Castro, e integrantes do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), responsáveis pela revisão e atualização do texto.


“Esta edição atualizada do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil responde aos anseios das transformações no campo da comunicação e explicita o que a Igreja compreende como Pastoral da Comunicação: um processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional”, diz a introdução do novo texto do Diretório de Comunicação.


Os autores do texto dizem que a nova atualização do documento, um trabalho da Comissão Episcopal para a Comunicação Social, reconhece os avanços culturais e tecnológicos desde a última edição e incorpora as contribuições do Papa Francisco com a proposta da Igreja missionária em saída permanente”. O Diretório de Comunicação está à venda pelo site das Edições CNBB.


A segunda atividade da Semana da Comunicação acontece na quinta-feira (18), a partir de 20h, com uma roda de conversa sobre a comunicação no magistério do Papa Francisco e o lançamento do livro Comunicar para humanizar – A comunicação a partir do Papa Francisco, organizado pelo coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, que traz uma coletânea das 10 mensagens do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.


MISSA - No domingo (21), festa litúrgica da Ascensão do Senhor, acontece a celebração eucarística na intenção de todos os comunicadores. A data, que marca do Dia das Comunicações, será comemorada no Santuário Nacional de Aparecida. A missa, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelo presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Valdir José de Castro, terá início às 8h, com transmissão pelas TVs Aparecida, Rede Vida, Horizonte e Imaculada e TV Cultura.


O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, em seu número 18: “Para reforçar o variado apostolado da Igreja por intermédio dos meios de comunicação social celebre-se anualmente, nas dioceses do mundo inteiro, um dia dedicado a ensinar aos fiéis seus deveres no que diz respeito aos meios de comunicação, a se orar pela causa e a recolher fundos para as iniciativas da Igreja nesse setor, segundo as necessidades do mundo católico”. Em 7 de maio de 1967, domingo da Ascensão do Senhor, celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o dia Mundial das Comunicações Sociais, marcando a data em que seria celebrado a cada ano.


PROMOTORES - Promovem a Semana da Comunicação: a Pascom Brasil, a Assessoria de Comunicação e a Comissão Episcopal para Comunicação Social da CNBB, a Signis Brasil, os Jovens Conectados, o Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica (RCC), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e o Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac) das Irmãs Paulinas.


Com informações e imagem: pascombrasil.org.br

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page