top of page

CNBB prepara nova ação evangelizadora


Fotos: Jaison Alves/regional Sul 4


Reunidos em assembleia geral no Santuário de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), os bispos brasileiros discutem as novas diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, documento que deverá ser publicado em 2025 e terá o princípio da fé como eixo principal, de acordo com o arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin, que conversou nesta quinta-feira (20) com a imprensa que acompanha o encontro do episcopado.


Dom Leomar destacou que as novas diretrizes levarão em conta também o Sínodo dos bispos e que, para a elaboração do texto, acontece um processo de escuta, com o objetivo de traçar o caminho que a Igreja percorrerá nos próximos quatro anos. Segundo o arcebispo, a confecção do documento terá por base as palavras-chave que norteiam o Sínodo: comunhão, participação e missão.


A comunhão, segundo dom Leomar, envolverá o processo de como formar comunidades integradas na pluralidade de experiências. “Como fazer das paróquias casa e lugar de irmãos”, disse. “Quanto à participação, o texto deve apontar caminhos de como trabalhar o senso de pertença, os ministérios ordenados e o ministério de leigos. E a dimensão missionária passará a ser uma transversalidade das diretrizes”, acrescentou.


“Estamos identificando o que há de novo desde a publicação do documento anterior: primeiro, o fascínio pelas novas tecnologias, que tanto aproximam quanto distanciam as pessoas; o drama crônico da pobreza e da desigualdade social; jovens não preocupados com o futuro. Isso tudo são apelos para nós”, afirmou dom Leomar.

Comments


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page