top of page

Clara por Claras: uma série de fé

Mosteiro das Clarissas em Colatina (ES) celebra Festa de Santa Clara com série especial

Foto: Frei Augusto Luiz Gabriel


Neste ano, o Mosteiro Santíssima Trindade das Irmãs Clarissas da Ordem de Santa Clara (OSC) em Colatina (ES) está preparando uma celebração especial em honra ao dia de Santa Clara, que é no dia 11 de agosto. A quarta edição da série "Clara por Claras" está pronta para cativar os fiéis e compartilhar o legado inspirador de Santa Clara de Assis.

A série, transmitida pela Web TV Franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil, conta com a colaboração da Paróquia Santa Clara de Assis e do Mosteiro das Clarissas de Colatina. Sob o título sugestivo "Clara por Claras", a série tem como objetivo apresentar a vida e os ensinamentos de Santa Clara de Assis através da perspectiva de suas seguidoras.

Desde sua estreia em 2018 com o Mosteiro de Nazaré de Lages (SC), a série tem explorado a vida e a devoção a Santa Clara em diferentes comunidades religiosas. Em anos anteriores, o Mosteiro Santa Clara de Nova Iguaçu (RJ) e o Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos da Gávea (RJ) foram destaque, compartilhando o estilo de vida clariano e a influência duradoura de Santa Clara.

O primeiro episódio da quarta edição da série "Clara por Claras" está agendado para ser lançado no dia 1º de agosto. A abadessa Madre Agnes Maria da Sagrada Família, OSC, enfatizou a importância de Santa Clara como uma figura icônica da fé franciscana: "Clara é uma grande mulher e esposa do Cristo pobre, humilde e crucificado que intercede por nós do céu. Por mais de 800 anos, temos essa mãe à frente da grande família franciscana e clariana. Onde quer que chegue a nossa voz, sejam todos abençoados", expressou a irmã Agnes.

A vida de Santa Clara é uma inspiração para todos, caracterizada por sua dedicação à pobreza evangélica e sua profunda contemplação do mistério do Crucificado pobre. Fundadora da Ordem das Pobres Senhoras, das Damas Pobres e mais tarde conhecida como Clarissas, Santa Clara encarnou o ideal evangélico de São Francisco de Assis. Sua personalidade marcante é descrita por Fernando Uribe, escritor franciscano: "Era doce e tenaz. Uma mulher que não se deixava abater pelas dificuldades impostas por certos esquemas culturais e religiosos de sua época, mas que, por meio de um perseverante trabalho diplomático, foi capaz de alcançar o que se lhe havia proposto".


A produção da série "Clara por Claras" proporcionou às Irmãs Clarissas a oportunidade de abrir as portas do Mosteiro, compartilhando com alegria e criatividade o cotidiano de sua vida no claustro. Com um foco especial na oração, trabalho manual e convivência fraterna, as Clarissas mostram como buscam a presença e ação de Deus em todas as facetas do dia a dia.

Esta celebração festiva e a série "Clara por Claras" representam uma oportunidade significativa para unir-se em honra a Santa Clara de Assis e experimentar a riqueza do legado clariano. Que a luminosidade de Clara ilumine o caminho para celebrar com alegria os mistérios de Jesus Cristo.

Confira abaixo o primeiro episódio:


Para acompanhar e vivenciar essa jornada espiritual única, acesse aqui o endereço da WebTV Franciscanos.


Com informações do site Franciscanos.org.br

Comments


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page