top of page

Cinco formas de discernir a vocação na Quaresma

Durante os 40 dias, somos convidados a buscar a conversão e a escutar melhor o que Deus quer para nossas vidas



tempo da Quaresma é um momento privilegiado para refletir sobre vocação. Isto porque durante os 40 dias, somos convidados a buscar a conversão e a escutar melhor o que Deus quer para nossas vidas.


A vocação se apresenta como um caminho que necessita dessa reorientação, dessa escuta atenta ao chamado de Deus, de desapego e crescimento espiritual. Que oportunidade melhor para discernir sua vocação?


Então, para te ajudar nesta empreitada, sugerimos 5 formas que vão te ajudar a discernir sobre a vocação durante a Quaresma. Confira!


1 - Reze!

Com certeza, essa você já sabe que é essencial para o discernimento vocacional. E buscar a oração diária é ainda mais importante. Tente passar mais tempo todos os dias com o Senhor, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Só Ele e você. Indicamos escolher uma oração em particular para rezar todos os dias e pedir orientação e luz. 


2 - Missa, confissão e adoração eucarística

Se for possível, participe diariamente da Missa ou mais vezes por semana. A missa nos coloca em sintonia com Deus através da Palavra e da Eucaristia. Busque também se confessar pelo menos uma ou duas vezes durante a QuaresmaTambém não abra mão de passar um tempo com Jesus na Adoração Eucarística. Ele está lá para nos amar e se sentir amado! Não deixe de demonstrar seu amor a Jesus! 


3 - Leitura espiritual

Escolha um livro de conteúdo espiritual para aprofundar sua reflexão na Quaresma. Quando aprofundamos nosso conhecimento sobre Deus e a Igreja, estamos permitindo que Jesus viva cada vez mais perto de nós através de uma fé inteligente. Peça a Jesus para assumir o controle de sua mente, seus pensamentos e seu coração. 


4 - Exame de consciência

Além do exame de consciência que você faz em vista da confissão, tente também fazer diariamente. Pergunte-se: Como Deus está presente no meu dia a dia? Em que sentimentos e pensamentos meu coração estava neste dia; Deus me fez algum pedido neste dia e como eu respondi? Ou ainda, busque pensar em tudo o que fez ao longo do dia, e como se sentiu: feliz, triste, animado, incompreendido… e fale com Deus sobre seus sentimentos. 


5 - Jejum e esmola  

O jejum pode te ajudar a não se distrair com sentimentos, atividades… que não estão te aproximando de Deus. Pode entregar todas as suas distrações a Deus por meio dessa prática espiritual. Da mesma forma, você pode praticar o desapego esvaziando-se de si mesmo e deixando que Deus cuide de sua vida. Uma boa dica é praticar a caridade seja material ou não. Ouvir melhor os membros de sua família e amigos que precisam de sua atenção, oferecer ajuda numa obra social, etc. Essas atitudes bem motivadas podem ajudar você a sair de si mesmo para encontrar o outro, o irmão, e claro, Jesus!


Fonte: Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida

Comments


Destaques

Anuncie aqui
bottom of page