top of page

Católicos promovem ação natalina para a população em situação de rua

Atividade mobiliza fiéis no centro de Curitiba


Foto: Joka Madruga/Pascom

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa, promove no dia 16 de dezembro o Natal Solidário com a população em situação de rua das 08h30 às 16h. A atividade é coordenada pelo Chá Fraterno, um serviço que atende os necessitados na região central da capital paranaense. Espera-se aproximadamente 300 pessoas, que terão várias atividades durante o dia como atendimentos jurídicos e psicológicos, almoço e várias outras ações.


Toda a comunidade paroquial está envolvida com as várias pastorais e a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese também está na organização. Durante o dia serão servidos um delicioso café da manhã, almoço e o lanche da tarde, que encerra esta obra de caridade. Na programação ainda temos benção dos alimentos, roda de conversas, atendimentos sociais, cortes de cabelo, bingo e apresentação de músicas natalinas.

“Nossa expectativa é atender 300 pessoas em situação de rua ou quem quiser vir em nosso encontro. Queremos atendê-los não somente para dar alimentos, mas para ouví-los. Sabemos que neste período de Natal muitos deles não tem família ou com quem conversar. Não é só dar a comida material, mas o alimento do encontro, da partilha, de estar junto e da alma”, afirma o coordenador Frei Camilo Martins, OFM.


Bingo e doações

Para animar o dia será realizado um bingo. Os organizadores solicitam doações de alimentos práticos para serem consumidos como caixas de bombons e refrigerantes. Alimentos que precisam de preparo serão encaminhados para outras ações sociais da paróquia, como os Vicentinos. Roupas em bom estado e calçados também são necessários.

As doações podem ser entregues na secretaria paroquial, de segunda a segunda, ou falar com algum dos freis que estiverem atendendo no dia. A paróquia fica na Praça Rui Barbosa, 149. É importante dizer que esta doação é para o bingo do Natal Solidário.

Foto: Joka Madruga/Pascom


Atendimentos sociais

Um defensor público, psicólogas e psicólogos estarão presente. O objetivo é orientar juridicamente os encaminhamentos que cada cidadão presente precisa para saber de seus direitos. Uma das grandes dificuldades de quem vive em situação de rua é ter documentos para a reintegração social, principalmente para conseguir um emprego. Já o atendimento psicológico busca ajudar no filtro para encaminhamentos aos centros de acolhimentos e questões relacionadas à sanidade mental.

Foto: Joka Madruga/Pascom

Chá Fraterno

O Chá Fraterno é um serviço social da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões que trabalha a partir da fé no atendimento à população em situação de rua. Ano que vem teremos a Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Acolher quem está em situação vulnerável é uma característica franciscana inspirada no Evangelho de Jesus Cristo.

“O texto base nos chama para a realidade da fome no Brasil. É a terceira vez que a CF aborda o tema da fome. E Jesus pede ‘dai-lhes vos mesmos de comer’ e nos lembra ‘tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber’. É inspirado nestas palavras que estamos a serviço desta população”, conclui Frei Camilo.

Foto: Joka Madruga/Pascom

Destaques

Anuncie aqui
bottom of page