Campanha Missionária 2020: Eis-me aqui, envia-me

Acompanhe em nossas redes sociais as mensagens diárias para você compartilhar com sua família e amigos: Instagram e Facebook.

Missionários e Missionárias! Nos caminhos da missão, nunca estamos sozinhos: Deus caminha conosco e nos doa seu Espírito para sermos cooperadores da obra missionária.

Neste Mês Missionário de 2020, o tema escolhido “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) irão nos ajudar no crescimento da consciência missionária.


Ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas ou fazer coisas. O Papa Francisco lembra que “a missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou ornamento a ser posto de lado. É algo que não posso arrancar do meu coração” (Alegria do Evangelho, 27).


Todos que foram consagrados e ungidos por Deus no batismo são convocados a dizer sim à missão, devem anunciar e testemunhar a boa notícia que não é sua, mas recebida de Deus. Nossa conversão é permanente, com os mesmos sentimentos de Jesus Cristo de colocar-se a serviço da vida e do Reino do Pai.


Nós cristãos somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões. Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como o Divino Cuidador: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo10,10). Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão.


A vida é o bem fundamental e básico em relação a todos os demais bens e valores da pessoa. Para a ética, a vida é um bem, mais que um valor. Deus, ao contemplar a criação, “viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).


Todo missionário é convidado a educar o olhar sobre as realidades de dor e, sobretudo, saber contemplar o belo, como fazia São Francisco de Assis, encantando-se com as criaturas presentes pelo caminho.


Em nossa Novena Missionária (clique aqui para baixar em PDF) iremos mergulhar no tema da vida, vida que se faz missão em diferentes realidades do Brasil que tem presente tantas dores, feridas trazidas pela pandemia do Coronavírus. Cada um de nós aprendeu, sensíveis a essa experiência, a ser uma Igreja mais samaritana, sinodal em estado permanente de missão.


A Novena Missionária reflete a vida e o testemunho dos diferentes sujeitos da missão que, com ousadia e a seu modo, pronunciam: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Durante os nove dias rezaremos o tema “A vida é missão” que se desdobra na vida missionária das famílias; dos seminaristas; da vida consagrada; da infância e adolescência missionária; dos ministros ordenados; da juventude; da Amazônia e dos idosos e enfermos.


Os testemunhos missionários que estarão disponíveis nas redes sociais, os cartazes, os santinhos com a oração missionária e os envelopes compõem o material de animação e cooperação missionária, enviados pelas Pontifícias Obras Missionárias para todas as Igrejas locais.


A coleta missionária realizada nos dias 17 e 18 de outubro, em todas as comunidades do Brasil, será o gesto concreto de cooperação com as Igrejas mais pobres dos cinco continentes.


Maria missionária, com seu sim, torne cada um de nós atentos e disponíveis ao serviço do Evangelho no campo, na Amazônia e em toda parte.


Percorramos cada encontro deixando-nos guiar pela ação do Espírito Santo.


Pe. Maurício da Silva Jardim

Diretor Nacional das Pontificas Obras Missionárias

10 visualizações0 comentário